Jack Gibson e Chuck Billy com Metal Allegiance no Rock In Rio
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Metal Allegiance é um projeto que, como o nome mesmo diz, nasceu para reunir ícones do Heavy Metal.

A “Aliança do Metal” foi formada em 2014 por membros de bandas como Megadeth, Testament e Dream Theater, e de lá pra cá lançou dois discos e um EP repletos de participações especiais como as de Randy Blythe (Lamb Of God), Phil Anselmo (Pantera), Troy Sanders (Mastodon) e até o brasileiro Andreas Kisser (Sepultura).

Pois o show no Palco Sunset do Rock In Rio 2022 contou com uma espécie de apreciação por parte da plateia, muito mais do que uma conexão entre artistas e fãs.

Isso porque a maioria das pessoas que ali contemplavam a apresentação da Metal Allegiance sabiam quem são esses caras e respeitavam seus currículos, mas não necessariamente conheciam as canções do grupo.

Como foi o show da Metal Allegiance no Rock In Rio

Mike Portnoy com Metal Allegiance no Rock In Rio
Foto por Diego Castanho / TMDQA!

Isso não impediu que os fãs de Heavy Metal, mesmo sob um Sol gigantesco no Rio de Janeiro, interagissem com o que ouviam no sistema de som, e eram bem comuns gritos de “Hey!”, “chifres do Metal” ao ar com as mãos e eventuais rodas Punk.

Os pontos mais altos da Metal Allegiance são os seus integrantes, e o show foi garantido no Palco Sunset com nomes como o baterista Mike Portnoy, o baixista Jack Gibson (Exodus) e os vocalistas John Bush e Chuck Billy, que alternaram momentos em que cantaram músicas diferentes como “Can’t Kill the Devil”, “Gift Of Pain” e “Dying Song”.

O grande lance é que poucas pessoas cantavam junto as canções, mas a maioria reverenciava cada nota, riff e solo de guitarra. Muitas pessoas, por exemplo, não gritavam refrães, mas não paravam de entoar o nome de Portnoy e chegaram até a chorar de emoção.

Se houvesse um checklist de tudo que é preciso em um show de Heavy Metal, é bem provável que a Metal Allegiance tenha cumprido todos os requisitos nessa tarde quente de Rock In Rio 2022, mesmo que com canções pouco conhecidas.

Foi uma espécie de aquecimento para shows de nomes como Iron Maiden e Dream Theater mais tarde.

Setlist

  1. The Accuser (John Bush nos vocais)
  2. Bound By Silence (John Bush nos vocais)
  3. Can’t Kill the Devil (Chuck Billy nos vocais)
  4. Gift of Pain (Chuck Billy nos vocais)
  5. Dying Song (John Bush e Chuck Billy nos vocais)
  6. Room for One More (Anthrax cover) (John Bush e vocais)
  7. Only (Anthrax cover) (John Bush nos vocais)
  8. Into the Pit (Testament cover) (Chuck Billy nos vocais)
  9. Alone in the Dark (Testament cover) (Chuck Billy nos vocais)
  10. Pledge of Allegiance (John Bush e Chuck Billy nos vocais)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!