Cássia Eller Cabo Daciolo
Imagens: Reprodução

As Eleições 2022 estão chegando, e com elas os memes envolvendo figuras políticas. Após o início dos debates e da propaganda eleitoral na televisão, um internauta usou imagens  oriundas destes para fazer uma analogia com a música “Malandragem”, da saudosa Cássia Eller.

A letra, que fala sobre a transição entre a inocência da juventude e a malícia da vida adulta, encaixa perfeitamente com alguns episódios lamentáveis ou só engraçados envolvendo candidatos atuais e antigos.

Pensando nisso, o perfil @jornalistazini no TikTok fez um vídeo relacionando alguns versos da canção com personagens como Lula, Ciro Gomes, Michelle Bolsonaro e até Cabo Daciolo.

Confira abaixo uma explicação das referências usadas no meme, e assista ao vídeo logo na sequência. Depois diz pra gente: vai conseguir ouvir a música sem pensar nisso daqui em diante?

Como “Malandragem” se relaciona com figuras políticas

“Eu ando nas ruas” – Soraya Thronicke: a senadora e candidata à presidência em 2022 pelo União Brasil usou essa frase em um debate recente para se apresentar como uma parlamentar que tem conexão com o povo.

“Eu troco cheque” – Michelle Bolsonaro: entre 2011 e 2016, o ex-assessor da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz, depositou R$ 89 mil em cheques na conta da primeira-dama do Brasil, e o caso nunca foi explicado.

“Mudo uma planta de lugar” – Ricardo Salles: o ex-ministro do Meio Ambiente, famoso pela frase “passar a boiada” para enfraquecer a proteção das florestas, é alvo de denúncias de corrupção, enriquecimento ilícito e fraude ambiental.

“Dirijo meu carro” – Fernando Collor: em 1992, o então presidente renunciou após uma investigação apontar que ele comprou um Fiat Elba com dinheiro proveniente de contas fantasma, entre outras acusações.

“Tomo o meu pileque” – Lula: por causa de aparições em festas e declarações um tanto “despojadas” sobre cachaça enquanto foi presidente, entre 2003 e 2010, Lula teve sua imagem associada à de um beberrão.

“E ainda tenho tempo pra cantar” – Eduardo Suplicy: o ex-senador e atual candidato a deputado estadual em São Paulo é um grande fã de música, e já participou de programas de TV cantando Bob Dylan, Racionais MCs e mais.

“Eu só peço a Deus” – Cabo Daciolo: quando foi candidato à presidência em 2018, o ex-deputado federal se exaltou diversas vezes em debates na televisão ao falar de religião, rendendo momentos constrangedores, mas inesquecíveis.

“Um pouco de malandragem” – Ciro Gomes: o candidato à presidência pelo PDT não é exatamente conhecido pelo seu comedimento, e já deu declarações que deram a ele a fama de “bad boy”.

“Pois sou criança e não conheço a verdade” – Carlos Bolsonaro: o vereador do Rio de Janeiro e filho 03 de Jair Bolsonaro já foi chamado por um ex-secretário-geral da Presidência de “uma criança que quer brinquedo e fica se debatendo no chão do shopping”.

“Eu sou poeta e não aprendi a amar” – Michel Temer: o ex-presidente também é escritor e tem livros de poesias publicados, e a frase “não aprendi a amar” talvez tenha relação com sua participação no impeachment de Dilma Rousseff, de quem era vice.

LEIA TAMBÉM: Nando Reis diz que chorou ao ver documentário sobre disco clássico de 2000 e lembra Cássia Eller: “só falta ela”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!