Festival Timbre -10 Anos
Imagem: Reprodução / Facebook

De 11 a 18 de Setembro, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, recebe a edição especial de 10 anos do Festival Timbre. Entre os principais nomes anunciados estão Marina Sena (MG), Terno Rei (SP), Jovem Dionísio (PR), Zeca Baleiro (MA), Pitty (BA) e Maneva (SP)!

Essa será a 7ª realização da festa que surgiu em 2012. A celebração acontecerá em vários pontos pela cidade mineira. Além da programação principal, que ocorre nos dias 16 e 17 de Setembro, no Teatro Municipal de Uberlândia, o evento também terá dias gratuitos e ações online de formação na área musical.

Festival Timbre – 10 Anos

Sob o slogan “Os Primeiro 10 Anos”, o Timbre se consolida no calendário de grandes eventos do Triângulo Mineiro. O evento festeja a união coletiva presente por todos esses anos entre a produção, artistas, órgãos públicos, patrocinadores, e o público que sempre prestigiou o festival, ressalta o produtor Lucas Cordeiro.

O formato de evento como ‘festival’ tem sido cada vez mais recorrente no Brasil, temos visto vários surgindo pelo país nos últimos dois anos. Queríamos mostrar que o Festival Timbre tem uma raiz muito mais profunda. São 10 anos de muita resistência cultural, envolvendo causas importantes e sabemos que são apenas os primeiros 10 anos. Há elementos na identidade visual que demonstram essa construção coletiva, porque ninguém faz algo dessa magnitude e importância sozinho.

Em 2022, além dos artistas já citados, o Festival Timbre contará ainda com o rapper queer Rico Dalasam, mostrando seu novíssimo disco Fim das Tentativas; a banda Remobília, que une antigos integrantes da amada Móveis Coloniais de Acaju em show de lançamento do primeiro álbum, Ponto Final; e os patenses da Pássaro Vivo, que chegam em grande estilo, trazendo em primeira mão o lançamento do seu segundo álbum, O Segundo Depois do Caos, em uma apresentação com a participação da mineira Mariana Cavanellas.

Potyguara Bardo e Kaya Conky, Costa Gold, Irmãs de Pau e muitos outros nomes completam o line-up. Sobre a atenciosa curadoria do evento, Gabriel Bibi, um dos idealizadores do Festival Timbre, revela:

Com 10 anos de edições, a curadoria desse ano tinha que ser bem abrangente, com artistas que sempre idealizamos fazer e nunca tínhamos feito. Além disso, que pudessem representar um pouco desse momento que estamos vivendo. Algumas apostas para edição de 2020, que foi adiada por conta da pandemia, já chegam no festival como uma realidade que é o caso de Jovem Dionísio – que já estava bookado muito antes do sucesso estrondoso de ‘Acorda, Pedrinho’ – e Remobília.

Um evento plural

Com mais de 140 shows na bagagem, em 6 edições realizadas entre 2012 e 2019, o Festival Timbre tem como propósito estimular a diversidade musical, social, étnica e de orientação sexual. O Timbre é um festival plural, por isso, outro ponto principal para o evento sempre foi a acessibilidade do público. Sendo assim, a produção sempre trabalhou com ações gratuitas e ingressos populares.

Este ano, os ingressos começaram a ser vendidos por R$ 30 (primeiro lote), um valor totalmente atípico para festivais deste porte, e podem ser encontrados no site Ingresso Live — já no sexto lote. Além da meia entrada convencional, onde é obrigatória a apresentação da carteirinha de estudante, também é possível garantir o desconto doando 1kg de alimento não perecível.

Serviço Festival Timbre

Data: 11 a 18 de Setembro
Horário: conferir de acordo com o dia
Locais: Cruzeiro dos Peixotos, Teatro Municipal de Uberlândia e Praça Sérgio Pacheco
Atrações: Pitty, Zeca Baleiro, Maneva, Marina Sena, Jovem Dionísio e mais.
Ingressos e Mais Informações: festivaltimbre.com.br
Classificação: 16 anos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!