Mural de Ian Curtis
Crédito: reprodução

O mural de Ian Curtis em Manchester, na Inglaterra, pintado pelo artista Akse P19 em iniciativa de apoio à saúde mental foi substituído, supostamente de forma acidental, por uma propaganda.

A arte inaugurada em Outubro de 2020 não está mais visível por conta da divulgação do novo álbum do rapper Aitch, Close to Home. O caso foi denunciado pelo próprio Akse em sua conta do Instagram nesta terça-feira (16).

Na publicação, o grafiteiro escreveu (via MixMag):

Então, meu mural do Ian Curtis baseado na fotografia original feita pelo Philippe Carly foi pintado por cima com um anúncio para promover o lançamento do novo álbum do Aitch. Particularmente, eu não tenho nada contra propagandas pintadas à mão porque é como eu ganho a vida, mas esse mural foi pintado em colaboração com a Headstock UK e teve o apoio do cônsul da cidade de Manchester e da Sweet Nothing para ajudar a conscientizar as pessoas sobre saúde mental. Ele se tornou uma marca cultural e significava muito para muitas pessoas de Manchester e além; não é preciso muito para chegarmos em um senso comum para entender que esse mural deveria permanecer intacto pelo que representa.

Certíssimo, né? Confira a postagem ao final da matéria.

Aitch responde após polêmica com o mural de Ian Curtis

Ao saber do ocorrido, Aitch foi ao Twitter para pedir publicamente desculpas e prometeu resolver a questão “o mais rápido possível”. Como você pode ver mais abaixo, o jovem artista ainda afirmou que jamais desrespeitaria o saudoso líder do Joy Division:

Chegou ao meu conhecimento que o icônico mural do Ian Curtis em Port Street foi pintado com a arte do meu disco por cima. Essa é a primeira vez que ouço falar disto. Eu e a minha equipe iremos resolver isto. Nunca iria desrespeitar um herói local, como o Ian.

Bem chato… Close to Home será lançado nesta sexta-feira (19).

LEIA TAMBÉM: De Joy Division a Britney Spears: U2 lança playlist com “músicas que salvaram suas vidas”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!