Bandas com mais de 40 anos de carreira
Imagens: Divulgação

Além de jovens bandas e artistas que estão lançando discos impressionantes nos últimos anos, outra prova de que o Rock está vivo são os grupos “medalhões” que continuam na ativa com muita energia.

Superando turnês extensas pelo planeta, a diminuição do espaço pro Rock na mídia e às vezes até a morte de alguns integrantes, essas bandas souberam conciliar os problemas com uma vida dedicada à arte.

E não “apenas” fazendo shows por aí, mas ainda compondo músicas incríveis e lançando discos de inéditas.

No último Debate!, programa do podcast TMDQA! interativo para apoiadores, nós e os ouvintes selecionamos nossas 7 bandas preferidas, nacionais e estrangeiras, que têm mais de 40 anos de estrada.

Confira a lista abaixo e, para ouvir o programa que falou justamente sobre a nostalgia do Rock, acesse orelo.cc/tmdqa e escolha as melhores recompensas pra você!

7 bandas com mais de 40 anos de atividade

Rolling Stones

Impossível abrir essa lista com outro nome — formada em 1962, a banda supera em 20 anos a proposta por aqui. Considerado um dos maiores representantes do Rock de todos os tempos, o grupo de Mick Jagger acabou de concluir mais uma turnê pela Europa.

Poderíamos passar o dia todo listando os feitos dos Stones: mais de 25 discos lançados, primeiro lugar em faturamento com shows na história, apresentações históricas em Havana e na Praia de Copacabana, Hall da Fama do Rock…

Inocentes

Vamos introduzir a música brasileira logo de cara? Uma das primeiras e mais importantes bandas de Punk do país, os Inocentes foram fundamentais para denunciar as mazelas do povo durante a Ditadura Militar.

Hoje, os Inocentes são Clemente Nascimento na voz e guitarra, Anselmo Monstro no baixo, Nonô na bateria e Ronaldo Passos na guitarra, e este ano os caras lançaram o EP Queima!.

Deep Purple

Fundado em 1968 e considerado um dos pioneiras do Heavy Metal, além de ícones do progressivo e psicodélico, o Deep Purple é também dono do riff mais clássico do Rock: a introdução de “Smoke on the Water”.

O último disco foi lançado em 2021, mas ao longo do tempo o grupo já teve várias idas e vindas, inclusive com Ritchie Blackmore formando o Rainbow, David Coverdale criando o Whitesnake e Ian Gillan tendo uma passagem pelo Black Sabbath.

U2

O grupo de Bono, The Edge e companhia foi formado em 1976 com forte influência do pós-punk. Depois, a banda abraçou sons mais melódicos, e as guitarras cheias de texturas e os vocais enérgicos se tornaram clássicos.

Com a dobradinha Songs of Innocence (2014) e Songs of Experience (2017), os caras mostraram que ainda compõem como poucos, além de ser o grupo que mais vendeu ingressos na história.

Barão Vermelho

Essa acabou de completar 40 anos! Um dos responsáveis por renovar e popularizar o rock nacional nos anos 80, o Barão Vermelho era uma das únicas bandas da época que tinha forte influência do Blues.

Depois de revelar o poeta Cazuza e viver uma grande fase com Roberto Frejat, o grupo hoje tem Rodrigo Suricato nos vocais, e este ano lançou uma versão acústica para “Enquanto Ela Não Chegar”.

Bruce Springsteen

Aqui, podemos citar “The Boss” como artista solo, ou acompanhado da lendária E Street Band, com a qual lançou a maioria de seus 20 discos de estúdio desde 1973.

Dono de hinos sobre os problemas sociais americanos, shows que duram mais de três horas, solos de guitarra icônicos, mais de 150 milhões de discos vendidos, e ainda uma carreira como ativista político, Bruce Springsteen é um artista completo.

The Who

Outra banda que já acabou e voltou várias vezes desde 1964, muito devido a desentendimentos históricos entre Roger Daltrey e Pete Townshend. Mas, agora, os caras anunciaram a turnê “The Who Hits Back!”, que começa em outubro.

Afinal, estamos falando de um vocalista e um guitarrista que estão entre os melhores de todos os tempos, completados ainda pelos lendários John Entwistle no baixo e Keith Moon na bateria, na formação original. São pioneiros da Ópera Rock e dos álbuns conceituais, com músicas longas, explosivas e que são verdadeiras viagens.

Quais são as suas preferidas?

Não custa lembrar: essas são as favoritas dos apresentadores e ouvintes do Podcast TMDQA! É claro que você, leitor, deve ter muitos outros exemplos, e queremos saber a sua opinião também!

Ouça abaixo o episódio mais recente e comente nas nossas redes sociais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!