Deu Baile
Imagem: Divulgação

O Miami Bass está definitivamente de volta! Se você não conhece o termo, trata-se de um subgênero do Hip-Hop que foi muito popular no Brasil nos anos 90, usado especialmente no Funk carioca.

Depois de inspirar BAILE, disco de FBC e VHOOR que escolhemos como melhor álbum nacional de 2021, agora o Miami Bass uniu artistas da antiga e da nova geração do Funk.

Acaba de ser lançado DEU BAILE, um projeto original da plataforma de música Deezer que também teve a produção do beatmaker e DJ mineiro VHOOR.

As 10 faixas contam com a participação de grandes nomes como Valesca Popozuda, Buchecha, MC Bin Laden, MC Mari e MC Jacaré.

A sonoridade do álbum exalta os timbres da saudosa TR-808, instrumento conhecido como “caixa de ritmos” criado nos anos 80.

Para Edu Ribas, editor de Funk da Deezer, a ideia foi prestar uma homenagem ao Funk de todos os tempos feito no Brasil:

Trouxemos artistas de todas as épocas para cantar em cima de batidas que remetem aos tempos de baile, e o Miami Bass se encaixa perfeitamente no contexto. E aí tem o VHOOR na produção, o cara dá aulas da história do Funk quando fala sobre o assunto. A música dele é tanto contemporânea quanto nostálgica na sonoridade e na narrativa. Tudo isso mostra que o Funk evoluiu para além de um gênero musical, se desenvolvendo como uma cultura.

LEIA TAMBÉM: VHOOR expande o universo do Miami Bass em novo álbum solo; ouça Baile & Bass

VHOOR explica as origens do Miami Bass

Neste sábado (13), VHOOR, Deize Tigrona e MC Bin Laden vão apresentar músicas do DEU BAILE e outros sucessos no MECAInhotim, festival que acontece no maior museu a céu aberto do mundo, em Brumadinho, Minas Gerais.

Ouça abaixo o projeto da Deezer. Na sequência, você pode conferir a entrevista que o TMDQA! fez com VHOOR e FBC na época do lançamento de BAILE, em que eles explicam as origens do Miami Bass.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!