Roger Waters fala sobre Pink Floyd e David Gilmour

Roger Waters é conhecido por expor seus posicionamentos políticos principalmente durante seus shows.

Em uma nova entrevista à CNN, o ex-Pink Floyd explicou o motivo de incluir o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na lista de “criminosos de guerra” que é exibida nos telões de suas apresentações da turnê “This Is Not a Drill”.

O músico argumentou que usou essa definição para Biden devido à postura do presidente em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia:

Bem, pra começo de conversa, ele está colocando lenha na fogueira em relação à Ucrânia. Isto é um grande crime. Por que os EUA não encorajam Zelensky [presidente ucraniano] a negociar, removendo a necessidade dessa guerra horrível que mata não sei quantos ucranianos?

Waters acrescentou que o conflito envolvendo a Ucrânia se trata de uma “ação e reação da OTAN, que avançou até a fronteira russa, o que prometeu que não faria quando [Mikhail] Gorbachev negociou a retirada da URSS do Leste Europeu”.

Roger Waters critica postura dos Estados Unidos

Outro assunto que também surgiu na conversa entre Roger Waters e o apresentador Michael Smerconish foi sobre o suposto “papel libertador” dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Criticando a colocação do representante da CNN, Waters disse:

Você não tem papel nenhum como libertador. Do que você está falando? […] Os russos já tinham ganho a maldita guerra a esse ponto. Não esqueça, 23 milhões de russos morreram protegendo a você e a mim da ameaça nazista.

Em seguida, a discussão abordou a tensão dos norte-americanos com o governo chinês e a questão diplomática envolvendo a ilha de Taiwan, depois que o apresentador apontou que “os chineses estão muito ocupados cercando Taiwan”.

Rogers mais uma vez subiu seu tom de voz e declarou:

Eles não estão cercando Taiwan. Taiwan é parte da China. Isso é absolutamente aceito por toda a comunidade internacional desde 1948. Se você não sabe disso, não está lendo o suficiente. Leia sobre isso.

Apesar da conversa calorosa entre o músico e o apresentador, eles encerram o papo sorrindo e se cumprimentando. Confira pelo vídeo abaixo, com legendas em português!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!