É, pelo jeito a Lua de Mel da “geração TikTok” com o Metallica pode estar acabando mais cedo do que imaginávamos.
Tudo começou quando Eddie Munson, personagem interpretado por Joseph Quinn na série Stranger Things, tocou o clássico “Master Of Puppets” em uma das cenas mais importantes de toda a quarta temporada da produção.
Desde então, jovens do mundo inteiro acabaram tendo seu primeiro contato com a banda fundada em 1981 e o quarteto liderado por James Hetfield ganhou uma nova (e imensa) onde de popularidade, principalmente na Internet.
Jovens, Metallica e a renovação da fama
À época, nós até comentamos por aqui sobre como fãs do Metallica de longa data estavam reclamando por entender que a banda ficaria “popular” e, por outro lado, muita gente estava tirando sarro da birra, uma vez que o Metallica já é uma das bandas mais conhecidas do planeta.
O que acontece é que toda uma geração acabou tendo um contato mais profundo com as raízes da banda californiana de thrash metal, e talvez se antes a molecada de 15, 16 e 17 anos só os conhecia por conta de seus pais, agora os adolescentes começaram a mergulhar em seus discos e suas biografias.
Continua após o vídeo
Por Que o Metallica está sendo cancelado?
Pois bem: ao se aprofundar nas origens da banda e ler a respeito de passagens do grupo nos Anos 80 e 90, parece que muita gente se desapontou com comportamentos de Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e outros integrantes que já passaram por ela.
Particularmente, uma usuária do TikTok que se apresenta com o perfil @serenatrueblood fez um vídeo com tom investigativo, onde mostra diversas passagens de integrantes do Metallica e ações condenáveis.
Em uma delas, por exemplo, podemos ver uma foto de James e Lars fazendo saudações nazistas, e entre as outras está uma confirmação de Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, de que Hetfield boicotou a banda Body Count, do rapper Ice-T, de uma turnê com Guns e Metallica.
Segundo ele, o motivo foi porque James seria racista e teria dito que “não compartilharia o palco com um negro”.
A autora do vídeo ainda segue criticando as posturas da banda quanto aos movimentos contra o racismo nos EUA, dizendo por exemplo que à época das manifestações mais fortes do Black Lives Matter, os integrantes apenas postaram quadrados pretos em suas contas oficiais do Instagram e não fizeram nenhum tipo de doação ou deram ajuda para causas da luta contra o racismo. Ela ainda aponta que o vocalista James Hetfield nem o post fez.
Ao final, Serena ainda mostra vídeos do Metallica tirando sarro do vício de músicos lendários do Rock e fazendo piada com a internação de Layne Staley (Alice In Chains) e com o suicídio de Kurt Cobain (Nirvana), literalmente criando trocadilhos no palco sobre o fato dele ter tirado a própria vida com um tiro na cabeça e dando risada.
O vídeo segue com diversas outras alegações e as redes sociais acabaram ficando repletas de posts de jovens contra o Metallica, vários deles indo atrás de outras atitudes lamentáveis da banda que vão desde comportamentos fora do palco até críticas às músicas e discos, ligando a banda inclusive ao satanismo.
Continua após o vídeo
Resposta dos fãs “raiz”
@serenatrueblood I find it intersting that they only cared about gatekeeping in their fandom when they started getting big agaib from Stranger Things. Thy only care about what lines theor pockets #metallica #metal #isyourfavproblematic #stanculture #cancelculture #fyp p.s. sorry dad #greenscreen #greenscreenvideo ♬ original sound – Serena Trueblood
É claro que os fãs antigos do grupo saíram em defesa do Metallica, principalmente através da normalização das atitudes acima.
Vários deles disseram que, se alguém for cancelar o grupo, deve cancelar “todas as bandas de Rock”, e outros tantos ainda apontaram uma suposta hipocrisia de condenar os metaleiros após uma alegação de Axl Rose, roqueiro dos mais conturbados.
Como você pode ver abaixo, há ainda quem aponte a ironia do Metallica ter “abraçado” seus novos fãs há algumas semanas, dizendo que “todo mundo era bem-vindo”, para poucos dias depois ser apedrejado por eles mesmos.
Fato é que a discussão é longa e profunda, e de fato os integrantes da Maior Banda de Metal do planeta tiveram atitudes lamentáveis no passado, e é preciso analisar contextos e se, de fato, eles entendem que erraram ou se ainda concordam com aquilo que disseram.
Seu Ídolo é Problemático?
Em tempo, vale destacar que o perfil de Serena tem diversos outros especiais a respeito de outros artistas e bandas em uma série que ela chama de “Seu fav é problemático?”.
O vídeo do Metallica que viralizou é a edição 65 em uma série que tem Mitski, Ariana Grande, Harry Styles, Gwen Stefani, Demi Lovato, Red Hot Chili Peppers e muito mais.
Você pode vê-los todos clicando aqui.
se forem cancelar o metallica por ter um "passado problematico" cancelem literalmente TODAS as bandas de rock
— pê ☭ | ⚢ (@vodkaepo) August 7, 2022
Metallica dando tanto amor aos novos fãs, e algumas semanas depois os mesmos aparecem com cancelamento.
— 🍌ACERVO KIRK HAMMETT🍌 (@hammetteira) August 7, 2022
vc ta cancelando o metallica certo??
ok ok
e o seu source é *olha pro papel*
o…Axl Rose…?— pê ☭ | ⚢ (@vodkaepo) August 8, 2022
https://twitter.com/munsonlynch/status/1556356985792110592
Que audácia tem um tiktoker funkeiro criticar a Metallica ou qualquer outra banda de Rock. Por motivos óbvios, uma pessoa desse tipo não tem capacidade psíquica para falar sobre a Primeira Arte.
— Lais (@Lalasilvaa12) August 8, 2022
https://twitter.com/ysklover/status/1556411424557207555
Metallica fazendo de tudo pra defender os fãs novos dos gatekeepers
– vazam nude deles
– cancelam eles por coisa que eles fizeram 30 anos atrasCarai podre demais kkkkkkkk
— ✞Sunny✞🎶バン地雷 (@Imaienjoyer) August 8, 2022
https://twitter.com/ritualmis3ry/status/1556255325564686338