Festival Bonnaroo, nos EUA
Foto do Bonnaroo via Shutterstock

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o retorno dos festivais e grandes eventos de música já é uma realidade. No Brasil, já tivemos boas experiências em 2022, e este fim de ano será repleto de oportunidades para o público conferir bons shows.

Mas no exterior, se os primeiros festivais dessa retomada fossem tomado como testes, teriam sido reprovados. É o que diz o importante portal americano Stereogum em uma matéria publicada esta semana.

O site lista uma série de problemas e reclamações registradas não apenas em eventos pequenos, mas em grandes festivais já estabelecidos nos Estados Unidos e Europa.

É o caso do Primavera Sound em Barcelona, que aconteceu em junho. Houve relatos de superlotação e dificuldade até de andar de um palco para outro.

Além disso, havia poucos pontos para compra de água, e as filas chegavam a durar de 45 minutos a uma hora. A própria organização do Primavera Sound reconheceu o problema e divulgou um comunicado se desculpando por “problemas nos serviços do bar”.

O Stereogum destaca um relato do jornalista musical Daniel Dylan, que frequenta o festival desde 2009, e disse nunca ter visto “uma organização tão ruim”.

Em um tweet (veja no fim desta matéria), ele disse: “Normalmente você estaria imerso na música, e a discussão seria ‘que show você viu hoje?’. Mas em vez disso era: ‘que pesadelo é fazer qualquer coisa aqui dentro’.”

Fãs foram agredidos por seguranças

Algo similar aconteceu no tradicional Bonnaroo, em junho nos Estados Unidos, quando os fãs reclamaram que havia apenas uma entrada para todo o público, gerando filas quilométricas.

A reportagem diz que o festival teve problemas para credenciar trabalhadores voluntários, vagas que antes se esgotavam em abril. Em 2022, duas semanas antes do evento, ainda havia vagas abertas.

O Stereogum ainda relata problemas no Revolve Fest, no Rolling Loud Miami e no Something In The Water, festival de Pharrell Williams que foi considerado um “pesadelo logístico”.

Além das questões de organização, a falta de preparo dos seguranças também chamou a atenção. Isso fica claro no vídeo abaixo, registrado no festival de hip-hop suíço Openair Frauenfeld, quando um fã de Lil Baby foi violentamente atirado do palco por um segurança.

Continua após o vídeo

 

O que explica o caos nos festivais?

Para a matéria, o Stereogum buscou a opinião de jornalistas sobre o que estaria dando errado nessa retomada. Para Eric Renner Brown, editor sênior da Billboard, os dois anos sem eventos fizeram as pessoas “desaprenderem”.

O público está sem prática. A segurança está sem prática. Todo mundo! Eu experimentei isso [problemas] em todos os shows – muitos lugares também tiveram que descobrir como implementar requisitos de entrada com vacinas ou testes, que foram implementados com eficiências muito diferentes.

Segundo o jornalista que usa o pseudônimo Festive Owl, o maior problema foi a falta de trabalhadores credenciados pelos festivais.

Faltam pessoas para ajudar a fazer as coisas. Por exemplo, houve reduções de fornecedores em alguns desses eventos porque não tinha gente para trabalhar. Se você tira um vendedor de pizza, por exemplo, 40 ou 50 fãs que estariam comendo pizza agora estarão aglomerados no meio do público. Não parece muito, mas quando se tem 100 mil pessoas num evento, extrapola.

E aí, você está confiante nos grandes eventos que vem aí no Brasil neste fim de ano? Leia aqui a matéria completa da Stereogum.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!