Pabllo Vittar
Crédito: reprodução

Pabllo Vittar se tornou alvo de um processo depois que o compositor Herlomm Diosly dos Reis Silva acusou a artista de plágio.

Segundo a matéria de Fábia Oliveira, do Em Off (via Hugo Gloss), o cantor moveu a ação para pedir uma indenização por danos morais e materiais depois de alegar que o hit “Ama, Sofre, Chora”, do álbum Batidão Tropical lançado por Pabllo em 2021, foi plagiado da música “Amar, Sofrer, Chorar”, de sua autoria.

No processo, que corre na 43ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, Diosly afirma ter registrado a melodia de sua canção em 13 de Junho de 2019, na plataforma “musicasregistradas.com”.

A música também ganhou um clipe que foi publicado no canal do músico no YouTube em 1º de Outubro de 2020. Já Pabllo Vittar compartilhou um videoclipe de sua música em 7 de Maio de 2021.

Você pode conferir as duas faixas ao final da matéria.

Pabllo Vittar é processada por suposto plágio

Herlomm argumenta que, quando ouviu “Ama, Sofre, Chora”, conseguiu identificar trechos similares tanto na melodia quanto na letra.

Na processo movido contra Pabllo, o compositor está pedindo uma indenização para receber todo o lucro obtido com a música da drag queen pelo prazo em que estiver vivo e mais sessenta anos depois de sua morte.

O valor da ação pode chegar a R$1 milhão e, além dos danos materiais, que estão relacionados a todo dinheiro que a música gerou em shows, programas de televisão e reproduções de streaming, Diosly pede que o valor dos danos morais seja dez vezes maior que os materiais.

O pedido inicial da ação também inclui a Sony Music e os compositores do hit: Arthur Pampolin Gomes, Arthur Simões Magno Marques, Guilherme Santos Pereira, Pablo Luiz Bispo e Rodrigo Pereira Vilela dos Santos, além de Pabllo Vittar.

Equipe de Pabllo Vittar se pronuncia

A assessoria de imprensa de Vittar enviou uma nota ao colunista Lucas Pasin, do Splash UOL, apontando que “trata-se de evidente acusação leviana, sem qualquer fundamento, a qual será devidamente contestada no momento oportuno”.

Você pode ler a nota na íntegra abaixo, após os clipes.

A equipe da artista Pabllo Vittar vem, através deste comunicado, informar que tomou conhecimento pela mídia digital, que existe uma acusação de plágio referente à obra “Ama Sofre Chora”, de Autoria de Rodrigo Gorky, Pablo Bispo, Arthur Marques, Arthur Pampolin Gomes e Guilherme dos Santos Pereira.

Em que pese não tenha recebido nenhuma notificação ou citação até o presente momento, a Artista, através de sua equipe, examinou a gravação da obra alegadamente plagiada e verificou que não existe nenhuma hipótese de ocorrência de plágio, visto que as obras musicais são totalmente distintas, nada existindo que possa, minimamente, levar a essa conclusão.

Neste sentido, este comunicado serve para esclarecer que a artista Pabllo Vittar não cometeu nenhum tipo de violação a direito autoral e não compactua com a apropriação indevida de qualquer espécie de propriedade intelectual. Trata-se de evidente acusação leviana, sem qualquer fundamento, a qual será devidamente contestada no momento oportuno.

Atenciosamente, Depto. Jurídico Pabllo Vittar Entretenimento Eireli.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!