Gilberto Gil Roda Viva
Reprodução/YouTube

Em um mundo ideal, a sociedade e a moralidade evoluem com o passar do tempo. Mas no Brasil, a cada quatro anos a gente percebe que histórias e discursos um tanto quanto ultrapassados se repetem.

Isso fica bastante claro em um vídeo recuperado pela atriz Dira Paes em seu perfil no Twitter. Ela postou um trecho de uma entrevista de Gilberto Gil no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1991.

Na época, o cantor e compositor era vereador em sua cidade natal, Salvador. Ele está falando sobre Lula, que em 1989 havia sido derrotado por Fernando Collor na primeira eleição pós-ditadura militar no Brasil.

Aquela era a primeira vez que Lula se candidatava à presidência, e o discurso dos opositores e de parte da elite era de que o candidato representava o comunismo, e iria confiscar bens e propriedades privadas.

Ao falar sobre o assunto, em 1991, Gilberto Gil parece estar descrevendo o processo eleitoral de 2022:

Batiam de porta em porta nas casas das pessoas, nos últimos dias antes da Eleição, pra dizer: ‘se o Lula for eleito, vão tomar a sua casa!’. Ficam aí defendendo o liberalismo, o conservadorismo, com medo de fantasma do comunismo, dessas coisas. Querem ignorar que a responsabilidade é deles, das elites com o povo. É uma coisa que vem se reproduzindo desde a escravidão, nas Velhas Repúblicas, et cetera. Independe de quem está ali representando. A elite brasileira quer um governo pra ela, essa tem sido a história.

LEIA TAMBÉM: Em entrevista a jornal inglês, Gilberto Gil diz que Brasil está se “descivilizando” graças ao governo Bolsonaro

Assista à entrevista completa com Gilberto Gil

Lula só chegaria à presidência da República 11 anos depois, em 2002. Gilberto Gil foi nomeado Ministro da Cultura daquele governo, cargo que ocupou até 2008.

Confira abaixo a publicação de Dira Paes, e também a entrevista completa de Gil no Roda Viva.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!