Metallica
Foto por Ross Halfin

O Metallica é, oficialmente, a maior banda de Metal do mundo — pelo menos no que diz respeito a vendas de ingressos.

Aliás, até nomes do Pop foram deixados para trás por James Hetfield e companhia, como informa um novo relatório da Pollstar que analisa os últimos 40 anos da indústria da música e compila todos os dados de turnês do planeta.

O grupo aparece no 6º lugar geral em questão de quantidade de bilhetes vendidos, ficando atrás apenas de outros nomes gigantes ligados ao Rock; na ordem, U2, Dave Matthews Band, The Rolling Stones, Bruce Springsteen & The E Street Band e Elton John. No total, foram 19.468.173 ingressos vendidos para shows do Metallica nas últimas quatro décadas.

Isso mesmo: quase 20 milhões de pessoas pagaram para ver as lendas do Metal, número que os coloca muito à frente de qualquer outro nome do gênero. O mais próximo, segundo a pesquisa, seria o AC/DC, caso se encaixe nos seus critérios de Metal, que ocupa o 22º lugar com cerca de 11 milhões de ingressos.

Nas definições mais tradicionais do gênero, o próximo nome seria apenas o Iron Maiden, que aparece em 35º lugar com pouco mais de 9 milhões de ingressos vendidos.

É claro que, nesse sentido, entram questões como a quantia de turnês feitas e, no caso do Maiden, as variações de formação que certamente impactaram os shows da banda, mas é realmente um feito impressionante.

E tinha gente achando que agora o Metallica ia ficar popular por causa de Stranger Things!

Metallica é a maior banda de Metal do mundo

Ainda que ocupe o 6º lugar geral em questão de ingressos vendidos, o Metallica quase ficou de fora do Top 10 em rendimento de turnês, já que arrecadou “apenas” cerca de US$1,2 bilhão com seus shows até hoje.

Curiosamente, Madonna, que aparece somente como a 21ª com mais ingressos vendidos (cerca de 11,6 milhões), ocupa o 5º lugar em faturamento, com quase US$1,4 bilhão. Você pode conferir o relatório completo neste link.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!