Pearl Jam
Foto por Danny Clinch

Músicos estão quase sempre preparados para responder perguntas clássicas e batidas como “o Grunge matou o Heavy Metal?”. O artista mais recente a refletir sobre o assunto foi Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam, que tem uma certa propriedade para entrar nesse debate.

Em uma entrevista com Andrew Daly, da VWMusic, o integrante da banda liderada por Eddie Vedder compartilhou sua visão sobre a mudança musical que ocorreu no início dos anos 90. Ele apontou (via Metal Injection):

Acho que sempre há renovação no mundo, e com essa renovação, surgem novas perspectivas. E acho que o Hard Rock estava realmente estagnado naquele ponto, de uma maneira que deu uma oportunidade para o que chamarei de músicos ‘menos talentosos musicalmente’ de dizer: ‘Ei, há outra maneira de tocar músicas de Rock. Há outra maneira de ter músicas pesadas. E há outra maneira de criar o caos e energia dessas músicas que estariam fora da paleta de cores normal de uma música de Heavy Metal.’

Concorda?

Guitarrista do Pearl Jam fala sobre influência do Heavy Metal

Antes de fazer parte do Pearl Jam, o primeiro grupo de destaque de Stone Gossard foi o Mother Love Bone.

Em seu trabalho, era possível perceber a forte influência de nomes como Aerosmith e Led Zeppelin, diferentemente do Nirvana, por exemplo, que teve como referência trabalhos mais ligados ao Punk, como Black Flag e Husker Dü.

Na entrevista, o guitarrista também explicou de que forma o Heavy Metal influenciou sua trajetória:

Ao chegar, eu escutei muito Heavy Metal. Eu escutei muito Motörhead. Eu escutei muito Iron Maiden. Ouvi muito Mercyful Fate. Ouvi muito Led Zeppelin. Eu ouvia todas aquelas bandas da New Wave Of British Heavy Metal, e eu gostava disso.

Dito isso, quando jovem, eu realmente não sabia tocar assim, então estava apenas fazendo o que parecia certo para mim. E eu acho que no final dos anos 80, havia uma atitude muito livre sobre arte e música que estava se formando na esteira do Hard Rock, e muitas pessoas estavam experimentando sons, e as bandas se formaram a partir daí. Havia algo nele que era fresco, que realmente capturou os ouvidos das pessoas, e que teve um grande efeito sobre tudo também.

Finalizando sua reflexão, Stone deixou claro que muitas bandas do gênero musical mais pesado ainda estão tocando e apontou que “faz parte do ciclo da vida” outras deixarem de existir:

Mas, sabe, muitas dessas bandas de Heavy Metal que você está falando ainda estão por aí, então claramente todas elas não morreram. Claro, muitas delas tiveram que se reagrupar, e sim, algumas morreram, mas isso faz parte do ciclo da vida, certo? Ainda existem muitos fãs por aí que amam Hard Rock, e eu sou um deles. Eu amo Hard Rock, e sempre amei, mas renovação e renascimento fazem parte da arte, eu acho.

Faz sentido!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!