A Heavy Metal Civilization
Crédito: divulgação

A In-Edit Brasil, maior festival de documentários musicais do país, disponibilizou gratuitamente o filme A Heavy Metal Civilization, lançado na Finlândia em 2018 pelas diretoras Maila-Kaarina Rantanen e Cristina Ornellas.

Em suas últimas duas edições, a plataforma abriu espaço para o Heavy Metal e, em 2022, junto com o concurso cultural Come To Latin America, busca evidenciar ainda mais o forte impacto do gênero nas culturas finlandesa e brasileira.

Diretor Artístico do In-Edit Brasil e um dos juízes do concurso, Marcelo Aliche comentou a parceria:

É sempre bom poder abrir portas em conjunto e a relação do In-Edit Brasil com o Come To Latin America vem nesta direção. Por um lado o festival de cinema dá espaço para que filmes como ‘A Heavy Metal Civilization’ explique a importância do gênero na Finlândia e ajuda na divulgação da iniciativa e por outro o festival ganha projeção internacional.

Idealizadora do projeto, a empresária Niina Fu disse que a inspiração veio ao reparar nas diferenças e similaridades entre o países latinoamericanos e a Finlândia:

Apesar da distância e diferenças culturais, existe uma cena metal muito forte e profunda em ambos os países. Isso me chamou muito a atenção e é por isso que tive a ideia de desenvolver este projeto. Acredito que atualmente o mundo é medido demais por conquistas e por indicadores financeiros. Ao estudar Administração de Empresas na Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil, entendi que precisamos ampliar o espaço da cultura. O heavy metal é o presente da Finlândia para o grande e diversificado acervo cultural do Brasil, com o objetivo de aumentar a participação no cotidiano das pessoas deste lindo país.

A diretora Maila-Kaarina, filha de pai finlandês e mãe brasileira, afirmou que a parceria vai além de uma realização profissional:

Eu me sinto genuinamente brasileira e finlandesa, meu coração bate igual por meus dois países e poder ver o filme que fizemos de maneira totalmente independente, parte de um projeto que une minhas raízes e minhas paixões [cinema e metal], me traz um sentimento de realização pessoal inexplicável.

Cristina Ornellas complementou dizendo que sempre vislumbrou que o documentário alcançasse o Brasil, pois sabe como o público do Metal brasileiro ama as bandas da Finlândia.

Kiko Loureiro e Scott Ian estão em A Heavy Metal Civilization

A Heavy Metal Civilization conta com as participações de Kiko Loureiro, Scott Ian, Marco Hietala, Eicca Toppinen e Lauri Porra. Em seus depoimentos, eles falam sobre sociedade, religião, política e como uma subcultura underground se tornou um importante embaixador da cultura local.

A produção está disponível para ser assistida gratuitamente na plataforma do In-Edit Brasil até 14 de Agosto.

LEIA TAMBÉM: TMDQA! Entrevista: Titãs e Sarah Oliveira falam sobre novo documentário da banda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!