Arcade Fire, The Suburbs
Imagem: Reprodução

É perigoso eleger um disco como a “obra-prima” de uma banda que ainda está em atividade. Mas por diversos fatores que vamos explicar a seguir, The Suburbs pode ser o equivalente disso para o Arcade Fire.

Lançado em 2 de agosto de 2010, o álbum completa hoje 12 anos e não há dúvidas de que envelheceu muito bem. Nos serviços de streaming, a faixa-título continua sendo a mais ouvida de todo o catálogo da banda canadense.

Na época de lançamento, The Suburbs também foi sucesso de público e crítica. A sensação era de que o potencial artístico do grupo mostrado nos dois primeiros discos, Funeral (2004) e Neon Bible (2007), tinha sido plenamente realizado em 2010.

O terceiro álbum do Arcade Fire liderou a lista de melhores do ano em dezenas de veículos de música mundo afora, e atingiu a bela nota 87 (de 100) no Metacritic, site que reúne críticas de diversos portais e definiu o disco como “uma junção de hinos crescentes e instrumentação variada que garantiu um lugar para a banda entre a realeza do indie rock”.

The Suburbs também conseguiu um verdadeiro feito no Grammy 2011, quando desbancou artistas muito populares, como Lady Gaga, Katy Perry e Eminem, e venceu na categoria Álbum do Ano.

The Suburbs alçou Arcade Fire para outro patamar

Além disso, o disco foi eleito o Melhor Álbum Internacional no BRIT Awards daquele ano, Álbum do Ano no Juno Awards e ainda ganhou o Polaris Music Prize para melhor álbum canadense.

O destaque nas premiações e na mídia especializada também fez com que a banda deixasse de ser conhecida apenas no circuito alternativo e passasse a ser destaque no line-up de grandes festivais.

No quesito vendas e números, The Suburbs estreou em primeiro lugar em sete países e ficou entre os cinco primeiros em muitos outros. Isso, para um disco com 16 faixas e mais de uma hora de duração, segue sendo bastante raro.

Continua após o vídeo

Os trabalhos visuais inspirados em The Suburbs

O vocalista do Arcade Fire, Win Butler, disse na época de lançamento que The Suburbs foi inspirado nos subúrbios de Houston, no Texas, em que ele e o irmão Will Butler foram criados.

Segundo o cantor, a temática do álbum “não é uma carta de amor nem uma crítica ao estilo de vida suburbano, é uma carta vinda do próprio subúrbio”.

E é claro que essa complexidade de emoções poderia inspirar trabalhos visuais para além da música, que foi o que aconteceu. O clipe da faixa “The Suburbs”, por exemplo, foi dirigido pelo renomado cineasta americano Spike Jonze.

O vídeo também ganhou uma versão estendida, o curta-metragem “Scenes From The Suburbs”, que tem 30 minutos e roteiro escrito por Jonze ao lado dos irmãos Butler.

E o disco continua rendendo até os tempos atuais. Em 2020, quando The Suburbs completou 10 anos, a banda não podia fazer celebrações ao vivo por conta da pandemia. Então, o grupo gravou uma bela apresentação de quarentena para a música “Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)”.

Continua após o vídeo

Arcade Fire

Em tempo, o Arcade Fire lançou em maio deste ano seu sexto álbum de estúdio, chamado WE. Foi o último trabalho de Will Butler com o grupo depois de 19 anos de parceria.

Sucessor de Everything Now (2017), WE teve produção de Nigel Godrich e, segundo Win Butler, é o produto “mais longo que já passamos escrevendo, ininterruptamente, provavelmente desde sempre”.

Vida longa ao Arcade Fire! Abaixo, você pode relembrar o icônico The Suburbs.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!