Racionais MCs DJ KL Jay
Foto por Stephanie Hahne

KL Jay refletiu recentemente sobre a missão dos Racionais MC’s, que é considerado um dos maiores grupos do Rap nacional.

O DJ, que integra o projeto há mais de 30 anos, apontou durante sua participação no podcast Pretoteca, da rádio BandNews FM, que o grupo ainda enfrenta uma forte resistência no país apesar do grande sucesso.

Conversando com as apresentadoras Cynthia Martins e Milena Teixeira, KL Jay declarou:

Nós estamos em território inimigo, certo? Somos tolerados, vigiados e perseguidos. As três coisas ao mesmo tempo. A missão do Racionais não foi cumprida ainda. Tem muita coisa para falar e para fazer. O Brasil não gosta de nós. Nós insistimos em nós.

Jay, que está em turnê com a banda nos Estados Unidos celebrando os 33 anos do grupo, destacou que as músicas dos Racionais ainda dialogam com os problemas sociais enfrentados pelo Brasil:

O Brasil tem a mentalidade colonial ainda. Então, o Racionais é a trilha do momento.

Você pode conferir a entrevista na íntegra no vídeo ao final da matéria.

KL Jay e eleições de 2022

Durante a entrevista, que durou pouco mais de 50 minutos, o DJ do aclamado grupo de Rap também falou sobre a política brasileira e deu sua opinião sobre as eleições deste ano. Ele disse:

Para mim, a grande política sendo preto é sobreviver. Sobreviver ao território inimigo, ao sistema, isso é política. Saber se relacionar com o mundo é política. Saber quem você é no Brasil. Não tem relação com partido político. Essa é minha visão.

O integrante dos Racionais também apontou que, na sua visão, o Brasil vai melhorar após o investimento em tecnologia e educação, pois isso fará “o bolo ser dividido melhor”, e conclui dizendo que os estudos são algo fundamental para que os jovens brasileiros saiam de situações de vulnerabilidade.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!