Skrotes
Foto por Luiz Pegoraro

O trio instrumental catarinense Skrotes está se preparando para voltar aos palcos com uma super celebração aos seus 10 anos em atividade. De 3 de Agosto a 25 de Setembro de 2022, o grupo irá ocupar o CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, com uma programação extensa.

Ao todo, serão 54 dias de exposição no MIS/SC (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina), 2 dias de mostra de cinema, com documentários e clipes, 2 dias de exibição do filme “Nosferatu” com trilha executada ao vivo pela banda e 1 show comemorativo no Teatro Ademir Rosa, que será eternizado em um álbum ao vivo.

Os 10 anos dos Skrotes

Lançar um olhar sobre a primeira década da carreira dos Skrotes é necessariamente mapear a cena cultural de Florianópolis a partir de 2009. Além de uma época de efervescência cultural, foi um período de avanço tecnológico que interferiu diretamente na produção e distribuição da música no mundo, através da popularização da Internet e das tecnologias digitais.

Dentro deste contexto, além das produções fonográficas, o trio conta com um imenso acervo de registros fotográficos e audiovisuais que serviram de apoio para difusão do seu trabalho ao longo dos anos, conseguindo, através da Internet, romper fronteiras geográficas inimagináveis.

O grupo, que foi uma das atrações do Palco TMDQA! na Maratona Cultural de Florianópolis em Abril de 2022, é reconhecido pelo experimentalismo e desconstrução sonora. Skrotes é jazz com sotaque ilhéu e carrega elementos da Ilha não só em sua identidade visual, mas também na genialidade da música, trazendo influências que permeiam a história local. Uma música que pode ser solar e praiana com o peso do mistério da noite, da lua e das lendas de Floripa.

Segundo Chico Abreu, produtor cultural e contrabaixista dos Skrotes, essa é uma oportunidade única para celebrar a música da banda com Igor de Patta (piano) e Guilherme Ledoux (bateria) e com todos que contribuíram para este projeto:

Eu acredito na força da nossa música, a gente sempre impactou o público, em show para cinco ou 3 mil pessoas. É o momento ideal para o retorno, a química segue a mesma e estamos com bagagem renovada para fazer mais música daqui pra frente.

Continua após o vídeo.

Não adianta reclamá!

A exposição “Não adianta reclamá!” será realizada no MIS/SC e é um mergulho no trabalho do trio apoiado pelos conceitos de parataxe, ecletismo, pastiche e fragmentação, oriundos da teoria pós-moderna. Assim como é traçado o perfil estético dos Skrotes, que se baseia no experimentalismo e na liberdade para criar seus próprios temas ou rearranjar canções de outros artistas. Um trabalho que foi baseado em mistura de ritmos, timbres e estilos mixados com humor, deboche e ironia.

Esta é uma realização da banda com a produtora Ginga Criativa e concepção da Fatface Studio. A exposição e mostra de cinema são gratuitas e tanto o show de 10 anos quanto as sessões de “Nosferatu” ao vivo terão ingressos disponíveis na plataforma Sympla — não haverá venda de ingressos no local.

Serviço – Skrotes 10 Anos Ocupa CIC

SKROTES 10 ANOS OCUPA CIC: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC, 88025-201

Exposição:
Não Adianta Reclamá
Local: MIS/SC
Abertura: 3 de agosto, às 19h.
Discotecagem Dj Guzz e Dj Olho Nu Som / 20h – Skrotes acústico
Chopp free com tempo limitado, chegue cedo!

Data: de 3 de agosto a 25 de setembro (de terça a domingo)
Horário exposição: 10h30 às 21h

Ensaios abertos Skrotes Acústico na exposição
Dias: 17, 24 e 31 de agosto e 14 de setembro
Hora: 15h às 17h

Mostra de Cinema e Videoclipes
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach
Data: 8 e 9 de agosto
Hora: 19h

Nosferatu ao Vivo
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach
Data: 10 e 11 de agosto
Hora: 20h
Ingresso: Sympla

Show 10 anos Skrotes
Local: Teatro Ademir Rosa
Data: 13 de agosto
Hora: 21h
Ingresso: Sympla

Apoio: Bender Bier, Arte Som, Vinil Filmes, Rifferama, Pedro Correa, Ilustrograma Studio e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Estado de Santa Catarina.

Skrotes - Ocupa CIC
Imagem: Divulgação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!