Pearl Jam lamentando a morte de Kurt Cobain em 1994
Reprodução/YouTube

Em abril de 1994, uma tragédia paralisou o mundo da música. Provavelmente o maior nome do rock na época, Kurt Cobain cometia suicídio em sua casa em Seattle.

Enquanto o Nirvana e os fãs do grunge sofriam essa perda gigantesca, a outra grande banda do estilo, o Pearl Jam, estava em turnê pelos Estados Unidos.

Em uma reportagem da MTV na semana seguinte à morte de Kurt (assista no fim da matéria), o baixista do Pearl Jam, Jeff Ament, falou sobre a perda do colega antes de subir no palco para um show em Boston.

Bastante emocionado, o músico ressaltou como era difícil estar em turnê naquele momento e traçou um paralelo com a morte de Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone, primeira banda de Jeff e Stone Gossard, guitarrista do PJ. Ele explicou:

É uma coisa muito intensa pra se lidar. Só de estar com o Mudhoney e esse grupo de pessoas que co-existiu com o Nirvana pelos últimos 7 ou 8 anos… Eu estou pensando muito no Krist [Novoselic], no Dave [Grohl] e nas pessoas que estavam ao redor de Kurt. Também penso muito no Andy [Wood], ter lidado com isso no Mother Love Bone traz um monte de lembranças e emoções amargas.

Jeff Ament também se disse frustrado por não compreender totalmente os problemas de saúde mental que Kurt vivia:

Vai ser diferente e estranho [continuar sem Kurt]. Estamos tentando passar por isso. É uma realidade que não compreendemos muito, alguém viver essas emoções tão extremas. É frustrante pra mim não conseguir compreender o que se passava na cabeça dele.

Assista à reportagem pelo vídeo abaixo.

Mês anterior já tinha sido difícil para Kurt Cobain

No vídeo, a apresentadora da MTV lembra que o mês anterior já havia sido complicado para o vocalista do Nirvana.

Como muitos sabem, um mês antes de cometer suicídio, Kurt Cobain foi internado em um hospital de Roma, na Itália, por overdose de sedativos e champanhe. Ele chegou a ficar em coma, mas foi liberado quatro dias depois.

A repórter ressalta que, embora o Nirvana tenha dito oficialmente que Kurt estava gripado e a overdose foi acidental, a polícia havia encontrado um “bilhete de despedida”.

Ela lembra ainda que, depois desse episódio, a esposa do cantor, Courtney Love, e outras pessoas próximas tentaram convencê-lo a se tratar. Infelizmente, nada foi capaz de salvar esse grande ícone.

LEIA TAMBÉM: Nirvana e o verdadeiro motivo de Kurt Cobain ter recusado turnê com Metallica e Guns N’ Roses

Procure ajuda

Se você passa por problemas de saúde mental e gostaria de procurar algum tipo de ajuda, conheça o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

O número de telefone para entrar em contato com eles é 188. Você pode conferir a lista de estados disponíveis clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!