Nando Reis: vídeo de show teve áudio adulterado para simular apoio da plateia a Bolsonaro
Reprodução/YouTube

Um show de Nando Reis se tornou notícia recentemente após a plateia reagir a uma manifestação política do cantor.

Ele se apresentava no festival Prime Rock, em Belo Horizonte, e depois de receber a rapper indígena Anarandá MC para uma participação, Nando mandou um sonoro “Fora Bolsonaro”.

O público se dividiu entre aplausos e vaias ao posicionamento do cantor. Ele, então, diz que “quem tá vaiando não tá sacando nada” e que “tá todo mundo louco”.

Acontece que um dos vídeos desse momento que mais circula nas redes sociais teve o áudio adulterado para parecer que o público respondia com coro de “mito”, em defesa de Jair Bolsonaro.

Em uma das publicações, uma internauta escreveu:

Nando Reis (eu até gostava) tentou lacrar num show em Minas Gerais e se deu mal. Parabéns mineiros! Aqui temos cérebro. Quem não está ‘sacando nada’ é o músico que vive na bolha da desinformação.

Nos últimos dias, entretanto, a agência de notícias AFP e o site Boatos.org comprovaram que o vídeo adulterado, que pode ser visto neste link, é falso.

Vídeo de Nando Reis foi adulterado por bolsonaristas

Em várias notícias publicadas por jornais tradicionais sobre o caso, o coro de “mito” não existe. Também há o arquivo da transmissão ao vivo do show no canal do Prime Rock no YouTube, sem a defesa ao presidente (confira abaixo ou clicando aqui, aos 37:30).

O próprio Mario Frias, ex-secretário de Cultura e aliado de Bolsonaro, compartilhou um vídeo do momento em que o áudio não foi adulterado.

Que fase, hein?

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!