LON
Divulgação

Afinal, o que significa “be.ge.de.hê”? A abreviação criada pelo artista surgiu para definir os gêneros que fazem parte de seus DJ sets: Brasilidades (Be), Groove (Ge), Disco (De) e House (Hê).

Esse é o primeiro set que o produtor faz fora das pistas. Após lançar seu EP de remixes, LON sentiu que era hora de registrar algo que representasse suas referências musicais.

Continua após o vídeo

Fugindo do padrão das produções audiovisuais na música eletrônica, o mix de 1h5min traz estímulos linguísticos variados de acordo com a energia musical proposta em cada momento.

Para entender o processo da obra, separamos quatro pontos essenciais para a realização do SET. Confira abaixo!

Busca pela síntese

A primeira fase foi uma das mais importantes do processo, segundo o produtor. LON é um artista que costuma passear por quatro ritmos em seus DJ sets afora: Brasilidades, Groove, Disco e House.

Pelo fato desses estilos musicais serem abrangentes e ao mesmo tempo estarem muito conectados à essência do artista, LON teve que sintetizar seu repertório e fracionar a medida correta de cada ritmo durante uma hora de tela.

Continua após a imagem

LON
Divulgação

A busca pela síntese passou por reflexões musicais e experimentações importantes. Levaram anos para que diferentes pistas fossem ocupadas até a formação da identidade de discotecagem.

Concretizada, agora era necessário sintetizar o pensamento e torná-lo real… real como algo que se possa falar, se referir, se sentir pertencente, enfim… algo que agregasse todas as referências, experiências e aprendizados durante esta incansável busca.

Assim a trilha sonora a qual o artista utiliza para conduzir seus bailes foi batizada por ele mesmo: o “Be Ge De Hê”.

“Be” é uma abreviação de Brasilidade. A brasilidade é retratada no conteúdo em um tradicional bar repleto de signos de um verdadeiro estabelecimento raiz: mini mercearia, petiscos, conservas, ventiladorzinho no balcão e, claro, chopp gelado. Tudo isso com o requinte de uma saudosista curadoria musical.

“Ge”, abreviação também criada pelo artista, se refere ao Groove. O roteiro ocupa uma ampla sala característica dos prédios antigos do centro de São Paulo, representando a diversidade do gênero e a ideia de ressignificação dos espaços, muito presente no coração da cidade.

LON explora fielmente os bailes setentistas na parte Disco, representada pela abreviação “De”. Toda a decoração foi feita do zero para representar o carinho e cuidado de como os bailes eram produzidos antigamente, desde a cenografia até as vestimentas.

O House Music, “Hê”, também entra na produção com um cenário rico em detalhes feitos à mão. As paredes contam histórias por si só através de pixos, graffitis, tags, autógrafos e manifestações culturais diversas, seguindo signos dos mais tradicionais clubes do mundo.

Como contar essa história?

Foram algumas reuniões, reuniões daquelas que não poderiam ser um e-mail. Foram muitas as reflexões até o entendimento de quem era o público pretendido, qual “micro universo” ele transitava e qual linguagem seria usada para que eles compreendessem o “Be Ge De Hê”.

Continua após a imagem

LON
Divulgação

Primeiramente, LON (Renan Veloci) e Victor Fontes, o Hacko (manager do artista), responsáveis pela roteirização e storytelling do conteúdo, pensaram em como aproveitar o tom de comunicação já utilizado no Instagram para comunicar a identidade do artista.

Na plataforma, toda a comunicação inicial sobre o projeto foi feita por vídeos interligados que falavam sobre música e cotidiano.

Se sintetizarmos essa comunicação mais conceitual do be.ge.de.hê aos conteúdos já postados anteriormente, chegamos na linguagem do projeto.

Continua após a publicação

 

View this post on Instagram

 

A post shared by renan veloci (@lonsounds)

Tornar real

A ideia estava concretizada: traduzir todo trabalho artístico desenvolvido até então em um compilado de músicas, cenários, histórias e comunicação nas redes sociais. Mas é claro que, para a ideia sair do papel, as pedras no caminho vêm.

Sabemos que budget é um dos pontos fracos em projetos de artistas independentes e, nesse caso, além de independente, nosso projeto é recém nascido. Apesar de ser uma grande preocupação, esse fator trouxe a oportunidade para que encontrássemos pessoas que corroborassem com o propósito do projeto e que estivessem dispostas a realizar o material“, relatou Hacko.

Continua após a imagem

LON
Divulgação

“O que mais me preocupava era a linha tênue entre um conteúdo muito f*da e um conteúdo muito caro. Essa sempre foi a preocupação, não poupar em excesso, mas investir o suficiente para que o resultado final saísse como imaginávamos”, completa o DJ.

Entre semanas de cotação, horas de Google Meet, visitas presenciais, briefings e e-mails, a produtora escolhida para realizar a produção do vídeo foi a PRVK (Provoke).

LON também relatou sobre a dificuldade em chegar no roteiro final executado. Foram ao menos quatro possibilidades utilizando o storytelling definido no início, creditando sempre à multidisciplinaridade da equipe de produção.

“A galera da Provoke é demais! Eles têm uma veia artística única dentro do cenário audiovisual, isso facilitou o trabalho. Além de deixarem a energia das gravações lá em cima, eu sentia o ‘sangue nos olhos’ dentro de cada um ali pra fazer tudo acontecer.“, disse o artista

Agradecer

“Foi incrível receber uma onda de comentários positivos sobre o set. Me surpreendi com palavras de profissionais do business, amigos de carreira/vida e até de pessoas que eu não falava há anos. A galera compartilhando o conteúdo por livre e espontânea vontade também mostrou que estamos no caminho certo. Enfim, agradeço demais pela vontade e amor que todos depositaram nesse projeto!”, finalizou LON.

Equipe

Criação e roteiro: Renan Veloci & Victor Fontes (Hacko)
Direção: Matheus Vinhas & Viktor Lopes
Direção de fotografia: Matheus Vinhas
Direção de arte: Viktor Lopes
Produção executiva: Matheus Piai
Assistência de produção: Victor Fontes
Edição e finalização: Matheus Vinhas
Figurino: Renan Veloci & Viktor Lopes
Produtora: Provoke
Fotógrafo: Alexandre Marin
Thumbnail design: Guilherme Vigari

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!