Toca Aí! Concurso de Música no Pátio Metrô São Bento
Theo Mizú, vencedor da primeira edição

Toca Aí! é o nome do maior concurso de música de rua da cidade de São Paulo, uma baita iniciativa do Pátio Metrô São Bento.

Organizado em parceria com a Tatu Cult, o evento que teve mais de 200 artistas inscritos e irá distribuir mais de 25 mil reais em prêmios entra agora em sua fase eliminatória.

Nessa fase semifinal, 30 nomes entre os 60 classificados na seletiva irão se apresentar para um júri especializado que é formado por grandes atrações da indústria da música, entre artistas consolidados, consultores, produtores e muito mais.

Os semifinalistas foram escolhidos após análise da equipe técnica e artística da produção do concurso, com uma comissão que levou critérios como repertório, originalidade e comprovação da prática performática de rua em consideração.

Ao falar sobre os objetivos por trás do concurso, a gerente de marketing do Pátio Metrô São Bento, Isabela Parrón, afirmou:

Nosso objetivo sempre foi fomentar a cultura e oferecer um evento de qualidade. Agradecemos imensamente aos artistas que participaram do Concurso até aqui. Esperamos poder continuar nos encontrando e criando mais espaços para aumentar a visibilidade destes artistas de rua da cidade.

Próximas Etapas

Toca Aí! Concurso de Música no Pátio Metrô São Bento
Foto por Isabela Parrón

Os próximos três sábados (30 de julho, 6 e 13 de agosto) serão marcantes para a programação do Toca Aí!, já que em cada um desses dias, dez artistas irão se apresentar para um júri que irá escolher três participantes para a finalíssima do dia 20 de agosto de 2022.

Nessa festa toda, o público está mais do que convidado para assistir aos shows de abertura e encerramento, com artistas já consolidados da música brasileira.

Transmissão Ao Vivo e Online

Se você não puder estar presente no evento, não tem problema!

Haverá uma transmissão online no Instagram do Pátio Metrô São Bento, então dá pra acompanhar tudo por lá.

Além disso, é sempre importante destacar que haverá intérprete de libras durante todos os dias do evento.

Serviço

2º Concurso de Música de Rua Toca Aí!
Realização: Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult
Eliminatórias: dias 30 de julho, 6 e 13 de agosto de 2022 – das 11h às 17h
Entrada: gratuita
Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Confira a programação completa: https://patiosaobento.com.br/toca-ai/

ProAC

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pátio Metrô São Bento e Tatu Cult, apresentam 2º Concurso de Música de Rua – Toca aí!

Sobre o Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 4 milhões de passageiros que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.

Toca Aí: Programação do Concurso, Nomes do Júri e Shows de Abertura e Encerramento

Primeira edição do Concurso Toca Aí

Você pode ver a programação completa do Toca Aí! 2022, iniciativa incrível do Pátio Metrô São Bento com o TMDQA! como parceiro de mídia, logo abaixo.

Para ver a lista com todos os semifinalistas, você pode clicar aqui.

30/07

Shows: Alttin, Cauê Chimera e Grupo, Divergente Duo, Jesus Kelvin, Joow J, Libna Winnie, Samburbano, San Oliver, Myrella Nascimento e Pablo Vares

Abertura:

Bolero Freak – banda que ficou empatada em segundo lugar na primeira edição do Concurso de Música de Rua – Toca Aí. O grupo se comunica através da Música Brasileira, mas não se atém apenas a um sotaque. Há um pouco do sarcasmo suingado de Caetano e Gil, da elegância nada sutil de Gal e Bethânia, da psicodelia performática dos Mutantes e Secos & Molhados, da “batida sarrada” do Axé e do Funk e da estranheza provocativa por trás do espírito do nome da banda. Exploram a multiplicidade artística com música, teatro, circo e poesia pulsando em um ritmo alegre, hora debochado, hora provocativo, político e sempre visceral.

Encerramento:

Amanda Magalhães – Amanda Magalhães é um dos nomes em ascensão na cena musical brasileira. A carioca, que passou metade da sua vida em São Paulo, é cantora, musicista, compositora e produtora.
No show do seu disco de estréia, “Fragma”, Amanda traz canções autorais e produção musical assinada por ela, que apresenta uma sonoridade soul, funk e R&B atrelada à MPB, com foco em valorizar a música soul no Brasil.

Júri:

Marina Amano – é fundadora da Listo Music, agência de marketing digital especializada em estratégias de lançamento musical, comunicação para eventos e conteúdo e que tem no casting artistas como Rashid, Tuyo, BK’, Arnaldo Antunes, entre outros. Ela é empresária de Tuyo, Billy Saga e Felipe Flip.

Xis – Xis está na cultura Hip Hop desde o final da década de 80. O rapper e MC foi coordenador de Hip Hop na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e curador em diversos eventos relacionados ao estilo. Em 2020 lançou o álbum “Arquivo Xis” e para 2022 prepara o lançamento de “Invisível Azul”.

Letz Spindola – Letz Spindola veio do Mato Grosso do Sul, onde atuou como produtora cultural por mais de 10 anos. Em SP, trabalhou em grandes festivais e eventos de música, atuando como produtora artística, executiva, tour manager, curadora e booking agent. Hoje é manager da artista MC Tha

 

06/08

Shows: Banda Cucamonga, Joannes, Lucas Pedro, Milena Duart’ e Kevin Augusto, Nalla, O Grande Ogro, O Voo Livre, Peppi Araújo, Sol Xamã e Wannie Ramos

Abertura:

Filippe Dias Trio – figura entre os guitarristas brasileiros da nova safra, e é reconhecido como um dos grandes nomes do blues nacional da atualidade. Em 2016, lançou seu 1º disco, Borderliner. O trabalho contou com a participação do organista austríaco Raphael Wressnig e figuras do blues nacional. Paralelamente, viajou pelo Brasil com a banda de rock nacional Rotação Inversa, abrindo shows de nomes como Titãs, Paralamas do Sucesso, Nando Reis e Frejat. Em 2017 e 2018, foi finalista do Prêmio Profissionais da Música nas categorias Artista de Blues e Arranjador.

Encerramento:

Nanny Soul – incrementa a Soul Music com sua influência de Jazz e Música Brasileira. Ao seu lado, atuam grandes músicos da cena paulistana, tais como: Rodrigo Digão Braz (bateria), Salomão Soares (piano/arranjos), Carlinhos Noronha (contrabaixo) e Bira Jr. (saxofone). Nanny integrou por cinco anos a banda do Programa Altas Horas, na Rede Globo. Junto com suas parceiras do programa formou o grupo Divazz.

Júri:

Karen Cunha – é curadora e criadora da Flerte, empresa de curadoria, consultoria e gestão de projetos culturais. Atuou por mais de 13 anos no poder público onde coordenou eventos como Virada Cultural e Carnaval de Rua de São Paulo e idealizou projetos como SP na Rua, Mês da Cultura Independente, entre outros.
Em 2021 criou a Fervo Conference, conferência que discute o futuro do rolê.

Fabiana Batistela – começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2002, fundou a Inker Agência Cultural, empresa especializada em assessoria de comunicação para artistas e eventos de música. É diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo, maior conferência da indústria musical da América do Sul, que acontece da capital paulista desde 2013. Em 2021, lançou a plataforma FIXE, de conexão e divulgação de projetos artísticos de países lusófonos. Ganhou o prêmio WME Awards by Music2 em 2018 na categoria Empreendedora da Música do Ano.

Gabriela Rassy – Jornalista cultural com passagem por grandes veículos como Revista Bravo!, Catraca Livre e Hypeness. Trabalha em formatos multimídia fazendo cobertura de festivais, como SXSW, Parada do Orgulho LGBT de SP, Rock In Rio e Lollapalooza

 

13/08

Shows:
Arlet y Tomi, Bárbara Fagundes, Canto pra Ceci, Deborah Arruda, DriveTuka, Grupo Peça seu Cover, Mano Hick, Max Alexandre Teodoro, O Último Banco do Bar e Som Latino

Abertura:

Gambiarra Lixofônica – Guilherme Oliveira viaja o Brasil com suas performances nas ruas. A Gambiarra Lixofônica é um projeto de música em união com circo que busca trazer uma reflexão sobre a consciência ambiental e trabalhista de uma maneira muito leve e descontraída. O que mais chama atenção em suas performances são os instrumentos reciclados e ressignificados.

Encerramento:

Banda dos Seguranças do Metrô – Grupo formado em 2011 por dez agentes do Metrô. Após se juntarem para fazer um trabalho social numa casa de repouso para idosos, os “seguranças músicos” foram convidados a se apresentarem em alguns eventos internos da Companhia. A partir daí, o projeto ganhou força, entrou na agenda cultural do Metrô e foi ampliado para os passageiros. A BSM apresenta um repertório diversificado e eclético, que passa por clássicos da música nacional e internacional.

Júri:

Ricardo Rodrigues – Empresário, Agente e Produtor Cultural, graduado no curso de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos. É Diretor Geral do Festival CONTATO desde 2007 e sócio-fundador da Let’s GIG – Booking & Music Services, onde atua na produção e agenciamento de artistas. Atualmente é Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIN e cursa o MBA em Gestão de Negócios na USP/ESALQ.

Dani Ribas – é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio, Faculdade e Conservatório Souza Lima, e de Gestão Cultural na UNICAMP.

Flávia Marques – Graduada em comunicação social pela Unesp, cursou pós-graduação em jornalismo cultural e atua há 25 anos em ação cultural em diversas linguagens artísticas no Sesc SP.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!