Natália Matos
Foto por Julia Rodrigues

Já se passaram 5 anos desde o último álbum de Natália Matos. A cantora e compositora paraense agora prepara o lançamento de um novo disco e divulgou o segundo single do trabalho: “Está Nos Mares“.

A música, que chegou acompanhada por um visualizer, mescla o brega romântico ao pop contemporâneo. Com melodia forjada a partir de referências tradicionais da canção romântica e com arranjos carregados de timbres metálicos e cintilantes, “Está Nos Mares” embala um aprofundamento da estética sonora, poética e visual de Natália Matos.

No novo single, toda a projeção romântica de uma história de amor que precisa chegar ao fim se espraia na grandiosidade da vida. A letra se expande entre o baixo, a guitarra e as programações de Kassin — que também assina a produção musical do disco —, o teclado de Rafael Montorfano e a bateria de Thomas Harres.

Natália Matos mistura em suas canções o calor e a intensidade de ritmos latinos com o pop contemporâneo, destacando-se por uma poética romântica que transita entre o lamento de amores perdidos e a leveza dos recomeços. Para seu terceiro álbum, que será lançado em Agosto, pela YB Music, a artista avança na força da diversidade de suas composições.

UmQuarto

UmQuarto
Foto por Manu d’Eça

O trio catarinense UmQuarto recorreu à gravação ao vivo para captar os aspectos que permeiam o seu som: o emocional da banda, as técnicas utilizadas, e a sincronia entre voz, guitarra, baixo e bateria. O resultado dessa mistura de caos e música foi revelado no single “Por um Fio“.

Originalmente com 9:17 de duração, a canção foi dividida em duas partes — Lado A e Lado B. “Por um Fio” fala sobre autoconhecimento e a busca pelo novo. O single representa uma nova fase do grupo, que já se prepara para um novo disco, explorando elementos do progressivo e do experimental, como explica o vocalista e baixista Mayer Soares:

Gostamos de canções que tenham sessões, como se músicas diferentes formassem uma só. A canção tem três partes distintas, mas que geram sensação de uma só. O desafio foi similar a ‘Humans’, gravando tudo ao mesmo tempo, com todos os músicos na mesma sessão. O single ‘Por um Fio’ indica o caminho psicodélico e progressivo que o UmQuarto mostrará no segundo álbum, que será lançado ainda neste semestre.

Gravada no Estúdio Ouié, em Florianópolis (SC), a faixa traz, entre os músicos, Mayer Soares (voz, baixo, sintetizadores), Thiago Mordentte (guitarra) e Henrique Recidive (bateria). A produção é de Felippe Pompeo, com arranjos de Arthur Rodrigues. A mixagem ficou por conta de Lucas de Sá, com masterização de Alexei Leão (Xei).

Boca Seca

Boca Seca
Imagem: Divulgação

Com quase 20 anos de estrada, a banda potiguar Boca Seca (anteriormente Orquestra Boca Seca) está de volta com novo nome, nova formação e novo EP. Com Fábio Rocha (guitarra e voz), Jordan Santiago (baixo), Silvio Franco (bateria) e Marcelo da Costa (guitarra), o quarteto lançou o homônimo Boca Seca.

O registro é composto por 4 músicas que mergulham nas raízes da banda que sempre se inspirou na black music brasileira. Abraçando uma sonoridade setentista, inspirada no samba rock e na produção nordestina dessa época, a Boca Seca regressa ao seu som original, já que durante sua trajetória passeou por várias vertentes e formações.

O EP, lançamento pelo selo Dosol, foi gravado, mixado e masterizado por Silvio Franco, que também assina as baterias e percussões numa produção totalmente independente feita pela banda em parceria com o estúdio Atelier Sonoro.

Boca Seca conta ainda com importantes participações que influenciaram muito na sonoridade final do disco, como as guitarras blues de Adriano Azambuja nas duas primeiras faixas, a veia rock nordestino de Ricardo Baia e Lipe Guedes e o som de metais poderosos de Vandinho Amaro, Rafael Santos, Bruno Hindenburg e Marcone Torres.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!