Manu Gavassi
Foto por Breno Galtier (via Reprodução/Instagram)

Neste domingo (24), Manu Gavassi se tornou um dos assuntos mais comentados da internet. Infelizmente, não foi por conta de sua nova turnê, que está com ingressos esgotados em diversas cidades do Brasil, mas sim por um post onde fez diversas críticas ao tratamento que as mulheres recebem na imprensa brasileira.

Isso porque ela recentemente estampou a capa de uma das maiores revistas femininas do Brasil e, apesar de acreditar que a capa em questão ficou “bonitona”, assim como a entrevista que concedeu, Manu se incomodou bastante com a manchete que acompanha o material: “Manu Gavassi — explante de silicone, transição capilar e novo timbre: essa moça ‘tá’ diferente!”.

Em seu Instagram, a cantora refletiu sobre a descrição que lhe foi dada e como o foco em traços físicos é algo reservado exclusivamente às mulheres:

Capa bonitona, né? Entrevista também. Mas a manchete que é exatamente como somos representadas como artista, nem tanto… Quando li a minha Manchete de capa do Caderno Ela (uma das maiores revistas femininas do Brasil) senti um incomodo mas me perguntei se eu não estava sendo muito reativa ou exagerando. Conversei muito abertamente com a repórter (uma mulher inteligente e sensível) sobre como tinha ficado chateada de uma notícia a respeito do meu corpo ter ofuscado o lançamento de um trabalho gigantesco. Ela partilhou da mesma frustração. Mas não foi exatamente o que fizeram de novo comigo aqui? Daí fiz um exercício, coloquei nome de atores e cantores homens com mais ou menos a minha idade e fui ver a capa deles. NENHUMA os reduzia a aparência. Alguma cirurgia? Botox? Mudança de cabelo? Nenhuma citava isso a respeito deles. Apenas suas grandes conquistas profissionais, não importa se são de fato grandes ou não. Daí eu dei um Google nas mulheres e a história já muda um pouco… Daí eu lembrei que estou em turnê pelo Brasil, uma turnê lindíssima e esgotada diga-se de passagem, na qual venho ensaiando nos últimos três meses e criando a concepção visual, estou como uma das protagonistas no maior investimento da Netflix no Brasil com uma personagem super forte e mais diversas outras coisas legais. Não pensei nem por um segundo que meu peito, ou a falta dele, e meu cabelo e a textura dele, estariam estampados em uma capa nesse momento da minha vida. Porque eu não pensei em nem um segundo neles. Eu poderia ficar quieta e dar close com uma capa bonita? Poderia… Mas na boa, tô pra fazer trinta anos daqui a pouco e tô com zero paciência pra continuarmos sendo reduzida a nossa aparência e não a nossa carreira. Foi por conta disso aliás que fiz e desfiz plástica, por conta dessa abordagem da mídia aos nossos corpos. Que nossas repórteres mulheres sejam mais responsáveis com suas irmãs artistas (os homens nem se fala). E que no futuro eu seja uma velinha sacudida, com uma carreira construída e que esteja passando na banca (ainda existirão bancas?) e vejo uma artista mais nova que me lembrará muito eu nos velhos tempos com a Manchete ‘Mais uma pra nossa lista gigantesca de mulheres brasileiras e criativas: Fulaninha brilha em nova turnê pelo Brasil com concepção artística criada por ela, enquanto comemora o sucesso de sua última personagem e se desdobra pra dar conta de todos os novos projetos. O céu é o limite!’ Daí vou respirar aliviada.

Nos comentários, Gavassi recebeu apoio de diversos artistas e celebridades, entre homens e mulheres.

Nomes como Karen Jonz, Mateus Carrilho, Lucas Silveira (Fresno) e muito mais deixaram respostas, como você pode conferir na publicação original ao final da matéria.

Manu Gavassi

Voltando aos palcos em 2022 com a turnê “EU SÓ QUERIA SER NORMAL”, Manu tem celebrado toda a sua trajetória musical, o que inclui, claro, seu álbum mais recente GRACINHA. Você pode ver mais informações sobre os shows e comprar ingressos neste link.

Na época do lançamento do disco, o TMDQA! bateu um papo exclusivo com a cantora e você pode conferir a entrevista na íntegra por aqui.

Manu Gavassi faz críticas à representação das artistas mulheres na imprensa

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Manu Gavassi (@manugavassi)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!