Pitty 2022
Foto: Lucca Moura Miranda

Pane no sistema! Depois de um vídeo postado pelo Tenho Mais Discos Que Amigos! no TikTok e no Instagram, muita gente percebeu que estava “desconfigurada”.

Trata-se de um trecho do sempre explosivo show da cantora Pitty, que aconteceu recentemente em São Paulo. Nele, a banda está tocando o clássico “Admirável Chip Novo”, do disco homônimo de 2003.

A letra é uma crítica às obrigações impostas pelo Estado e pela sociedade do consumo, o que estaria tirando a individualidade das pessoas e as tornando “robotizadas”.

No refrão, Pitty usa palavras no imperativo, como se estivesse dando ordens. A música acelera, e vamos combinar que a coisa dá uma complicada ali, né?

Tanto que alguns seguidores do TMDQA! revelaram cantar errado os trechos que dizem “Ouça, diga” e “Tenha, more, gaste, viva”, descobrindo as palavras certas graças ao vídeo que trazia a letra legendada. Veja abaixo os comentários!

Continua após a foto

Comentários Pitty
Reprodução Instagram @tmdqa

As inspirações para “Admirável Chip Novo”

Em uma de suas transmissões online, Pitty lembrou o período em que estava compondo o disco Admirável Chip Novo, que é o primeiro da carreira. Ela disse que costumava ficar sozinha no quarto, sem saber muito bem o rumo que tomaria na vida.

No início dos anos 2000, a internet era repleta de “pop-ups”, janelas com propagandas que apareciam aleatoriamente na tela. Segundo Pitty, isso a deixava angustiada. Foi daí que surgiu o início do refrão: “Pense, fale, compre, beba”.

Para o restante da música e do disco todo, ela buscou inspiração no cultuado livro Admirável Mundo Novo, clássico de 1932 do escritor britânico Aldous Huxley.

Na obra, ele descreve um mundo futurista e utópico controlado por um “Estado Global”, que visa a felicidade irrestrita e uma ideologia única. Para isso, a população faz uso de uma droga que “anula” sentimentos como tristeza e insegurança.

Com “Admirável Chip Novo”, Pitty acertou em cheio numa mensagem atemporal. Também impressiona como a música é cantada com tanta energia por ela e pelo público ainda hoje, quase 20 anos depois do lançamento.

Assista ao vídeo e outros conteúdos do TMDQA!

Veja abaixo a letra correta do refrão desse hit do rock nacional! Você também pode assistir à performance ao vivo da música em São Paulo publicada no nosso perfil.

Mas lá vêm eles novamente
Eu sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva

Não, senhor, sim, senhor
Não, senhor, sim, senhor

Aproveite e siga o @tmdqa no TikTok e no Instagram para mais vídeos de shows, notícias, bastidores e curiosidades do mundo da música.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!