Luísa Sonza
Reprodução / Instagram

O Rock in Rio segue focado em dar voz às mulheres.

Após anunciar um dia exclusivamente dedicado às figuras femininas nos principais palcos do festival carioca, a organização lançou seu primeiro podcast, o SHE ROCKS.

O programa terá episódios disponibilizados todas as terças-feiras e promoverá conversas entre mulheres inspiradoras dos mais variados setores da cena musical. Entre elas, estarão artistas, compositoras e profissionais técnicas.

A ideia surgiu a partir da observação de diferentes dados que revelam o quanto a representatividade da mulher na indústria da música ainda é deficitária.

Por exemplo, segundo a União Brasileira de Compositores, em 2021 somente 9% do total distribuído em direitos autorais no país foram destinados às mulheres. Para transformar essa triste realidade e dar visibilidade para as vozes femininas na área, o SHE ROCKS será um espaço plural que amplifica e potencializa a força das mulheres da indústria, como explica Roberta Medina, VP Executiva do Rock in Rio:

A presença feminina na indústria da música ainda está muito aquém do seu potencial. Entendemos que a força de comunicação e engajamento do Rock in Rio pode contribuir para que mais rápido vejamos mudanças nesta realidade. O Rock in Rio é um ponto fora da curva, pois aqui nós mulheres ocupamos 65% dos cargos de liderança. Acreditamos que, enquanto nos divertimos e cantamos juntos, podemos também semear conversas relevantes para a sociedade, por isso na edição deste ano, o festival terá um dia inteiro dedicado à elas, com as mulheres compondo 100% do line-up de alguns palcos da Cidade do Rock, no dia 11 de setembro. A proposta do SHE ROCKS é alimentar esta conversa de agora até lá e dar visibilidade à potência feminina no setor, que ainda está ocupado em sua maioria por profissionais homens.

O primeiro episódio do SHE ROCKS foi lançado nesta terça-feira (19) e trouxe como convidadas a própria Roberta e a cantora Luísa Sonza.

Luísa Sonza e Roberta Medina no episódio de estreia do SHE ROCKS

O programa é comandado por Gaía Passareli e Renata Simões, que provocam reflexões sobre carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs, shows e o que mais for necessário para se discutir sob a ótica feminina.

Entre as próximas participantes estarão Bia Ferreira, cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista brasileira; Guta Braga, criadora da MCT, co-criadora e apresentadora do FastForward Podcast; Erika Lôbo, compositora e produtora musical, além de sócia da Duophono e membra do database da @SheIsTheMusic; Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e branding da TIM, além das diretoras do Rock in Rio, Ana Deccache (Comunicação), Ana Biavaschi (Cenografia), Renata Guaraná (Parcerias) e Juliana Ribeiro (Ticketing) e a VP de Learning Experience, Agatha Arêas.

Ao final de cada episódio, o SHE ROCKS disponibiliza uma playlist montada em conjunto pelas convidadas do dia no podcast. Legal, né? Confira o episódio de estreia do SHE ROCKS a seguir ou clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Rock in Rio anuncia Ratos de Porão, MC Poze do Rodo, WC no Beat e mais no Palco Supernova

AMAZON MUSIC UNLIMITED

Você pode ouvir esse e outros artistas no Amazon Music Unlimited. Clicando aqui, você ganha 3 meses para curtir o app de graça!

 

Compartilhar