Há quase um ano, o Faith No More precisou cancelar os shows pelos Estados Unidos após o vocalista Mike Patton alegar que precisava de um tempo para cuidar da saúde mental.

Depois, em outubro de 2021, a banda suspendeu toda a turnê que passaria pela Europa, Austrália e Nova Zelândia, incluindo grandes festivais. O Mr. Bungle, outro grupo de Patton, também teve datas alteradas.

Até agora, o lendário cantor não tinha dado detalhes sobre a sua saúde nem sobre o retorno aos palcos.

Mas em uma entrevista concedida para a Rolling Stone esta semana para anunciar um novo álbum do Dead Cross, outro de seus projetos, Mike Patton explicou o que aconteceu no último ano.

Mike Patton, do Faith No More, sofre de agorafobia

Mike Patton começou falando sobre sua rotina durante a pandemia. Segundo ele, o isolamento social forçado pela COVID-19 gerou uma espécie de medo de pessoas, algo que ele enfrenta até hoje:

Ainda está acontecendo, mas agora é melhor. É fácil culpar a pandemia, mas vou ser honesto: no início do isolamento eu pensava: ‘Isso é ótimo. Eu posso ficar em casa e gravar no meu estúdio!’. Acontece que eu fiquei completamente isolado e quase antissocial, com medo das pessoas. Talvez o isolamento só tenha reforçado sentimentos que eu já tinha. Esse tipo de ansiedade, ou como você quiser chamar, me levou a outros problemas que prefiro não discutir. Mas tenho profissionais me ajudando.

O jornalista questiona se esses “outros problemas” seriam relacionados ao álcool ou drogas, e Patton respondeu:

Foi um pouco de tudo, mas era principalmente mental. Foi a primeira vez que eu fiz terapia na minha vida. E eles basicamente me diagnosticaram com agorafobia. Tipo, eu tinha medo das pessoas. Mas só de saber sobre isso agora, poder falar sobre isso, realmente ajudou.

Agorafobia, de acordo com o Tua Saúde, é o “medo ou ansiedade excessiva frente a algumas situações, como estar em lugares abertos, em uma multidão ou ao frequentar um transporte público, por exemplo, devido ao receio de não conseguir escapar ou receber ajuda, levando ao aparecimento de sintomas como crise de pânico, diarreia ou desmaio, por exemplo”.

Mr. Bungle confirmado no Brasil em dezembro

Na entrevista, o vocalista do Faith No More também contou que o problema começou exatamente quando a banda estava se preparando para iniciar a turnê, em 2021.

Ele disse ainda que não sabe se os shows do grupo nos Estados Unidos, Europa e Austrália serão remarcados:

Alguns dias antes de irmos para a estrada, foi ali que eu meio que ‘perdi a cabeça’. Era feio, não era nada legal. Eu disse pra banda: ‘Caras, eu não acho que posso fazer isso’, e então de alguma forma minha confiança foi quebrada. Eu não queria estar na frente das pessoas, o que é estranho porque passei metade da minha vida fazendo isso. Agora, podemos reagendar coisas, ou podemos não reagendar. É um pouco confuso e complicado. Se fizermos, faremos. Se não, tudo bem também.

Já o Mr. Bungle está com datas marcadas para dezembro na América do Sul, incluindo uma passagem pelo Brasil para o Knotfest. Serão os primeiros shows de Mike Patton desde o diagnóstico, e ele diz estar “com os pés no chão” para conseguir realizar as performances:

Agora estou me sentindo melhor e mais perto de voltar. No final do ano, farei meus primeiros shows em quase dois anos, que é o maior tempo que estou fora do jogo desde que comecei a fazer isso. Preciso continuar fazendo o que estou fazendo, vendo os terapeutas e apenas tentar ficar com os pés no chão e não surtar. Esse é o plano.

A gente torce para que fique tudo bem!

Ouça “Reign of Error”, nova música do Dead Cross

Como falamos no início, Mike Patton acaba de anunciar o disco II, segundo trabalho de sua banda de hardcore Dead Cross. O álbum será lançado em 28 de outubro e o primeiro single, chamado “Reign of Error”, já está disponível. Veja o clipe logo abaixo.

O supergrupo ainda conta com o ex-baterista do Slayer, Dave Lombardo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!