Chester Bennington com o Linkin Park em 2011

No dia 20 de julho de 2017, a música perdia um grande talento e o rock perdia uma de suas vozes mais potentes e inconfundíveis com a morte de Chester Bennington aos 41 anos.

Depois de se destacar como um dos maiores nomes do nu metal no início dos anos 2000, o Linkin Park de Chester, Mike Shinoda e companhia atingiu uma popularidade absurda no mundo todo, apresentando o rock a uma geração de jovens.

Os explosivos discos Hybrid Theory (2000) e Meteora (2003) foram só o início: com sete álbuns e mais de 100 milhões de cópias vendidas, somente um disco da banda não chegou ao topo das paradas americanas.

Poderia ser só isso, mas Chester Bennington tem um histórico extenso na música, com várias colaborações e outros projetos ao longo da carreira.

LEIA TAMBÉM: No aniversário de Chester Bennington, “Numb” do Linkin Park chega a 1 bilhão de plays no Spotify

Chester Bennington

Nascido em Phoenix, no Arizona, ele participou primeiro de uma banda chamada Sean Dowdell And His Friends? e depois da Grey Daze, com a qual lançou dois discos na metade dos anos 90 e que tem tido suas músicas repaginadas desde a morte do cantor, em um projeto que vinha sendo tocado desde antes do falecimento. Com o supergrupo Dead By Sunrise, Chester ainda lançou o álbum Out Of Ashes, de 2009.

Mas uma das histórias mais curiosas e bonitas da carreira do cantor começou em 2013, quando ele assumiu os vocais do Stone Temple Pilots, gigante do grunge, após a morte do icônico Scott Weiland.

Ali, Chester Bennington mostrou personalidade e muita qualidade — tanto que o grupo lançou um EP com ele, o ótimo High Rise (2013).

Cantor estava com a criatividade em alta

Em 2017, Chester tinha grandes planos musicais. Ele estava preparando a volta do projeto cover Kings of Chaos com o baterista Matt Sorum (Guns N’ Roses) e também, como falamos acima, o retorno do Grey Daze.

Enquanto isso, em maio, o Linkin Park lançava simplesmente mais um álbum número um na Billboard 200, o One More Light, disco carregado de desabafos e relatos profundos. Dois meses depois, Chester cometeu suicídio na sua casa em Palos Verdes, na Califórnia, e todas aquelas músicas ganharam um sentido ainda mais forte.

Durante a carreira, o cantor já tinha falado sobre sua infância extremamente difícil e seus problemas com o vício. Na última entrevista gravada com Chester, feita para divulgar o single “Heavy”, ele mencionou uma luta contra a depressão.

5 anos depois, se temos uma certeza quanto à voz e a arte de Chester Bennington, que já nos acompanha desde a juventude, é a de que seu legado seguirá conosco pra sempre.

Confira abaixo alguns vídeos dessa carreira maravilhosa!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!