Lista traz grandes documentários musicais disponíveis no streaming

A música e o cinema precisam um do outro. E não estamos falando “só” da trilha sonora, fundamental para criar o clima da história e manter o espectador engajado.

Quem não se lembra por exemplo de “You’ll Be In My Heart”, tema de Phil Collins para Tarzan (1999), ou “Can You Feel the Love Tonight”, que Elton John escreveu para O Rei Leão (1994)?

A música também pode ser protagonista de um filme, caso dos clássicos Quase Famosos (2000) e Escola de Rock (2003), ou os recentes Whiplash (2014), Nasce Uma Estrela (2018) e No Ritmo do Coração (2021).

Outro encontro da música com o cinema são os documentários, que registram shows históricos ou contam histórias pouco conhecidas de grandes artistas. Todo bom fã de música tem um preferido!

Se você está buscando um novo filme musical preferido, o Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! selecionou os queridinhos por aqui.

Confira alguns deles na lista abaixo e todas as recomendações no episódio completo, que você encontra nos aplicativos de podcast, clicando aqui ou no player ao final da matéria.

7 documentários sobre música imperdíveis

“Massacre no Estádio” (2019)

O documentário conta a incrível e trágica trajetória de um dos maiores artistas da história do Chile. Víctor Jara fazia músicas de protesto relatando a vida dos trabalhadores do campo e, por sua importância política, foi assassinado em 1973 por uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina. O filme faz parte da série ReMastered, que também tem documentários dedicados a Bob Marley, Johnny Cash, Sam Cooke e mais.

“Chorão: Marginal Alado” (2019)

Por meio de depoimentos de familiares e amigos, o documentarista Felipe Novaes mostra o lado humano de um dos vocalistas mais icônicos do rock nacional. O filme conta com imagens inéditas de Chorão e o Charlie Brown Jr. desde o início da carreira até o estrelato. Foi eleito o melhor documentário nacional no voto popular na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

“A Todo Volume” (2008)

O filme registra um encontro histórico de três gerações de grandes guitarristas. Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes) conversam livremente sobre a história do instrumento, falam sobre suas carreiras e compartilham seus “segredos” para tocar e compor. E o melhor: tudo dentro de um estúdio musical, com as guitarras ligadas!

“Songs For Drella” (1990)

Uma das bandas da vanguarda do rock n’ roll, o Velvet Underground tinha uma relação muito próxima de Andy Warhol, que também produzia o grupo. Em 1990, três anos depois da morte do artista, Lou Reed e companhia se juntaram para tocar na íntegra o disco Songs for Drella, que era dedicado a Warhol.

O filme acompanha o show e os bastidores e está disponível no Brasil exclusivamente na MUBI, plataforma que é conhecida por trazer o melhor do cinema à sua casa. Em uma parceria com o TMDQA!, você pode testá-la por 30 dias gratuitamente; basta clicar neste link e preencher os dados. Aproveite!

“Loki – Arnaldo Baptista” (2008)

Um dos artistas mais geniais e complexos da música brasileira, Arnaldo Baptista tem uma história incrível. Seja musicalmente, com os Mutantes ou carreira solo, seja na vida pessoal, passando pelo casamento com Rita Lee, batalhas de saúde mental e contra as drogas. Neste filme, o diretor Paulo Henrique Fontenelle reúne depoimentos de grandes nomes do rock nacional.

“Buena Vista Social Club” (1999)

Numa co-produção entre Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Espanha e França, o filme é um registro histórico de um dos movimentos culturais mais importantes de Cuba. O guitarrista Ry Cooder e o cineasta Wim Wenders viajam para Havana para encontrar e reunir grandes músicos do país que estavam no ostracismo e tentar organizar um grande show em celebração a eles.

“This Much I Know To Be True” (2022)

Esse é novidade! O documentário dirigido por Andrew Dominik estreou em fevereiro de 2022 no Festival de Berlim. Ele acompanha os primeiros shows dos discos Ghosteen e Carnage, trabalhos mais recentes da dupla Nick Cave e Warren Ellis.

O filme relata a amizade pessoal entre parceiros de composição que estão entre os mais importantes do rock e também chega com exclusividade à MUBI. Aproveite o teste gratuito de 30 dias pelo TMDQA! clicando neste link!

E pra você, qual documentário sobre música mais te marcou? Ouça o podcast e comente no nosso Instagram!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!