Pearl Jam
Foto por Danny Clinch

No dia 13 de Julho, comemora-se o Dia do Rock. Por isso, durante todo o mês, o TMDQA! estará com conteúdos super especiais celebrando esse gênero que segue tão vivo e bem e é parte integral da nossa rotina por aqui há mais de uma década.

Com a intenção justamente de mostrar o quanto o ano de 2022 segue nos entregando ótimas músicas dentro do Rock, resolvemos separar semanalmente cinco lançamentos que chegaram há pouco tempo nas plataformas de streaming e renovam o impacto do gênero, seja por meio de uma sonoridade nova, uma identidade refrescante ou mesmo uma capacidade de fazer muito bem o que consagrou o Rock and Roll.

Vem com a gente!

Bring Me the Horizon – “sTraNgeRs”

Uma das bandas mais interessantes do Rock mundial nos últimos tempos, o Bring Me the Horizon trouxe (mais uma) nova sonoridade em seu recém-lançado single “sTraNgeRs”. Até o próprio título, alternando letras maiúsculas e minúsculas, coloca em evidência o resgate de elementos do Emo de décadas passadas sob uma nova roupagem na faixa, que certamente tem um forte apelo comercial sem abrir mão do peso característico do grupo britânico.

Harper – “Falling”

Sem dúvidas um dos lançamentos mais legais dessa semana é o single de estreia “Falling” da pequena Harper. Com apenas 10 anos de idade, a jovem cantora impressiona com seus vocais guturais bastante influenciados pela sua paixão por Spiritbox, banda que também vem se destacando no cenário internacional. Definitivamente uma escolha mais pesada, mas que mostra o quanto o Metal vem se livrando de rótulos e alcançando um público cada vez mais diverso.

Pássaro Vivo – “Corredeira”

Com uma pegada bem brasileira e fortes elementos de MPB, o novo single da banda Pássaro Vivo é um dos destaques da semana por mostrar como o Rock pode ir além do estereótipo que temos hoje. Usando de forma criativa os instrumentos mais tradicionais como guitarra, baixo e bateria, o resultado é algo que tem um quê de peso, apesar de surgir dançante em alguns momentos, e que não pode — nem deve — ser limitado a um rótulo.

Pearl Jam – Gigaton (Tour Edition)

Dono de um dos grandes discos do período pandêmico, o Pearl Jam finalmente pegou a estrada para a turnê de Gigaton e resolveu presentear os fãs que ainda não puderam vê-los ao vivo com o lançamento da Tour Edition do trabalho. Por aqui, todas as faixas da versão original (com exceção de “Comes Then Goes”) aparecem em versões ao vivo.

The 1975 – “Part of the Band”

Já há algum tempo surgindo como inovador e cheio de experimentação, o The 1975 mostra que vai dar mais um passo nessa direção com o lançamento de “Part of the Band”. O single é a primeira prévia de Being Funny in a Foreign Language, que deve ser lançado ainda neste ano, e ressignifica o Indie Rock com o uso de instrumentos clássicos. Bem interessante!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!