No dia 7 de Julho de 1980 o icônico Led Zeppelin subiu ao palco em Berlim, na Alemanha, para realizar o que viria a ser sua última performance.

O show, que integrava uma turnê de 14 datas pela Europa, marcou a apresentação final da banda com a presença do lendário baterista John Bonham, que faleceu em 25 de Setembro daquele mesmo ano, aos 32 anos de idade.

Apesar da saúde de Bonham não estar muito bem desde o início da turnê, visto que ele desmaiou depois de tocar três músicas no show de 27 de Junho de 1980, na gravação da mesa de som do show do dia 7 o baterista apresenta uma performance poderosíssima.

O último show do Led Zeppelin contou com um set de 14 músicas, incluindo “In the Evening”, “Hot Dog” e “All My Love” do álbum In Through the Out Door (1979) e também clássicos como “Black Dog”, “Kashmir”, “Whole Lotta Love” e “Stairway to Heaven”.

Você pode ouvir o registro da mesa de som na íntegra ao final da matéria.

Últimos shows do Led Zeppelin

Como aponta o Guitar World, naquela época, Bonham e seus companheiros de banda Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones queriam provar para o público que, mesmo depois de mais de uma década no auge do Rock, eles ainda estavam com todo o gás.

A breve turnê pela Europa começou cerca de um ano depois que o grupo havia realizado duas apresentações no festival Knebworth, na Inglaterra, que deveriam marcar o retorno triunfante da banda ao seu país após uma ausência de quatro anos. Porém, não foi bem isso que aconteceu.

Muitos fãs sentiram que a produção exagerada dos shows, que contaram com um público de mais de 100 mil pessoas, acabavam distraindo a música em si, que já estava sendo executada da forma mais espetacular que a plateia esperava.

Para o retorno da banda nos shows de 1980, o Led Zeppelin adotou um formato minimalista, sem grandes shows de luzes, sem fumaça branca e até mesmo sem longos solos ou roupas extravagantes.

Após a turnê europeia, a banda reservou algumas datas para uma turnê norte-americana naquele mesmo ano mas, durante os ensaios dos shows que estavam previstos para começar em 17 de Outubro, John Bonham nos deixou cedo demais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!