Led Zeppelin: ouça mais uma canção inédita do grupo

No dia 7 de Julho de 1980 o icônico Led Zeppelin subiu ao palco em Berlim, na Alemanha, para realizar o que viria a ser sua última performance.

O show, que integrava uma turnê de 14 datas pela Europa, marcou a apresentação final da banda com a presença do lendário baterista John Bonham, que faleceu em 25 de Setembro daquele mesmo ano, aos 32 anos de idade.

Apesar da saúde de Bonham não estar muito bem desde o início da turnê, visto que ele desmaiou depois de tocar três músicas no show de 27 de Junho de 1980, na gravação da mesa de som do show do dia 7 o baterista apresenta uma performance poderosíssima.

O último show do Led Zeppelin contou com um set de 14 músicas, incluindo “In the Evening”, “Hot Dog” e “All My Love” do álbum In Through the Out Door (1979) e também clássicos como “Black Dog”, “Kashmir”, “Whole Lotta Love” e “Stairway to Heaven”.

Você pode ouvir o registro da mesa de som na íntegra ao final da matéria.

Últimos shows do Led Zeppelin

Como aponta o Guitar World, naquela época, Bonham e seus companheiros de banda Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones queriam provar para o público que, mesmo depois de mais de uma década no auge do Rock, eles ainda estavam com todo o gás.

A breve turnê pela Europa começou cerca de um ano depois que o grupo havia realizado duas apresentações no festival Knebworth, na Inglaterra, que deveriam marcar o retorno triunfante da banda ao seu país após uma ausência de quatro anos. Porém, não foi bem isso que aconteceu.

Muitos fãs sentiram que a produção exagerada dos shows, que contaram com um público de mais de 100 mil pessoas, acabavam distraindo a música em si, que já estava sendo executada da forma mais espetacular que a plateia esperava.

Para o retorno da banda nos shows de 1980, o Led Zeppelin adotou um formato minimalista, sem grandes shows de luzes, sem fumaça branca e até mesmo sem longos solos ou roupas extravagantes.

Após a turnê europeia, a banda reservou algumas datas para uma turnê norte-americana naquele mesmo ano mas, durante os ensaios dos shows que estavam previstos para começar em 17 de Outubro, John Bonham nos deixou cedo demais.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar