Anitta no clipe de Envolver
Reprodução / YouTube

Anitta revelou nesta quinta-feira (7) que foi diagnosticada com endometriose e aproveitou para alertar as mulheres sobre a doença.

A cantora de 29 anos disse através de sua conta do Twitter que passará por uma cirurgia e apontou que precisou cancelar diversas coisas de sua agenda, já que, após o procedimento, é recomendado que ela não faça muito esforço durante um mês:

Tive que cancelar muita coisa, mas era isso ou morrer de dor não só depois do ato [sexual], mas também quando menstrua. Precisávamos agir rápido..

A endometriose é uma doença ginecológica e se manifesta como uma inflamação no tecido que reveste o útero, podendo causar dores nas relações sexuais, durante o período menstrual, além de sintomas intestinais e urinários. Além de tudo isso, a doença também pode interferir no desejo de mulheres que querem se tornar mãe.

Anitta faz desabafo sobre endometriose

Nas diversas mensagens compartilhadas por Anitta, ela disse que descobriu a doença enquanto estava no hospital acompanhando o tratamento de seu pai, que descobriu um câncer no pulmão após sofrer AVC e passou por uma cirurgia em Junho:

Pois bem galera… fui ficar com meu pai no hospital aquela vez. Comentei com minha querida amiga anja Dra que comanda tudo lá que eu tava em tempo de morrer de dor. Ela fez meu milionésimo exame e pela milionésima vez… Não tem bactéria. Nunca teve em nenhum dos exames.

A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda só pode), fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava lá. Endometriose. No dia seguinte, ela me levou em um especialista em endometriose. Fizemos os outros exames necessários pra ter certeza e aí está.

A cantora apontou que sofre com os sintomas da doença há quase 9 anos e acreditava ser uma cistite de repetição. Ela acrescentou:

Nove anos dessa novela e eu já tentei de tudo que todos os tipos de médicos já falaram. Todas as dicas, conselhos, técnicas que os médicos deram ou do Google também já tentei. E nada (e 9 anos deu foi tempo de eu tentar solução, hein?) porém nunca me pediram uma ressonância. Nenhuma matéria, artigo, site etc cogita a cistite de repetição como um possível sintoma de endometriose.

Enfim… minha cirurgia tá marcada e aqui fica meu apelo por mais informações para as mulheres. Mais acesso, mais interesse geral em cuidar do corpo feminino para que a gente possa ser livre e conseguir se cuidar.

Você pode conferir aqui o depoimento completo feito por Anitta na rede social.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!