Nirvana

Todo fã de rock sabe que “Smells Like Teen Spirit”, clássico de 1991 do Nirvana, é uma música para extravasar e berrar o refrão a plenos pulmões. A letra da canção, que abre o lendário disco Nevermind, fala sobre quebrar tudo com os amigos e gerar pequenas revoluções.

A música é considerada uma crítica à apatia da juventude nos Estados Unidos dos anos 90. Mas daí a considerar que os fãs da música são neuróticos, parece um salto muito grande, não?

Foi o que fez um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que entrevistou cerca de 350 mil participantes em mais de 50 países para traçar paralelos entre a personalidade e o gosto musical de uma pessoa.

Como te contamos por aqui, esse mesmo estudo sugere que pessoas conscientes tendem a não gostar de Rage Against The Machine (?), e que pessoas sociáveis ​​tendem a escutar “What’s Going On”, de Marvin Gaye, e “Shallow”, de Lady Gaga.

Pesquisa traça paralelo entre Nirvana e neurose

A pesquisa foi publicada no início do ano no Journal of Personality and Social Psychology e, segundo o coordenador David Greenburg, o resultado mostrou que “a música pode ter um papel mais importante do que pensávamos na divisão social do mundo” (via Loudwire).

Os participantes do estudo também foram expostos a vídeos curtos de 16 gêneros musicais diferentes e tiveram sua reação monitorada.

Bem, se você estiver precisando de ajuda pra traçar a sua personalidade… a pesquisa completa está disponível neste link.

AMAZON MUSIC UNLIMITED

Você pode ouvir esse e outros artistas no Amazon Music Unlimited. Clicando aqui, você ganha 3 meses para curtir o app de graça!