Noel Gallagher
Foto por Matt Crockett

Noel Gallagher tem sido bastante criticado depois de compartilhar algumas situações vividas por ele no famoso festival de Glastonbury.

O ex-Oasis se apresentou no evento no dia 25 de Junho e depois permaneceu no festival para conferir a performance de outras atrações como Jamie T, que tocou no dia seguinte.

Em recente participação no The Matt Morgan Podcast (The Independent), Gallagher contou ao apresentador que, por ele e seus amigos não terem conseguido lugares ao lado do palco, onde os VIPs geralmente podem ver os shows, eles foram até uma área PCD, feita para pessoas com deficiência, para acompanhar as apresentações. Ele disse:

[Nós] não conseguimos entrar no palco porque estávamos bêbados para caramba, então mostrei meu passe e disse “esse grupo está comigo”, e nós entramos nesta plataforma – sem saber que era a plataforma para deficientes. Eu disse: ‘Está vendo esse passe companheiro? Isso me leva a qualquer lugar’.

Em seguida, o músico fez uma brincadeira infeliz dizendo que tiraria um fã com deficiência de sua cadeira de rodas para que seu filho tivesse uma visão melhor. Ele ainda acrescentou, em tom de brincadeira:

Devo dizer que esses deficientes têm uma ótima visão de tudo.

Que coisa, hein, Noel?

Noel Gallagher recebe críticas por comentário e Liam pede desculpas

Muitas pessoas ficaram incomodadas com os relatos de Noel Gallgher e compartilharam nas redes sociais diversas críticas ao cantor.

A instituição de caridade para PCDs do Reino Unido, Scope, divulgou uma longa resposta chamando atenção para a atitude do músico. Em sua publicação no Twitter, eles disseram:

Relatos do comportamento de Noel Gallagher em Glastonbury foram perturbadores o suficiente. Mas ouvi-lo se gabar de suas ações e zombar abertamente de pessoas com deficiência no processo, está além de um insulto.

Plataformas acessíveis em eventos não são para estrelas do rock privilegiadas e seus amigos. Elas existem para que pessoas com deficiência possam desfrutar de música ao vivo com menos barreiras.

Noel pode menosprezar a experiência dos fãs de música com deficiência. Mas para muitos, a realidade de assistir música ao vivo e festivais pode ser estressante e perturbadora.

As pessoas com deficiência devem ter as mesmas oportunidades que todos os outros para desfrutar de música ao vivo. Atitudes ultrapassadas e acesso precário não deveriam ter lugar em um festival. Ou qualquer evento, já que estamos falando disso.

Quem também se pronunciou sobre o tema em um comentário no Instagram foi o polêmico irmão de Noel, Liam Gallagher. Deixando claro que não concorda com as atitudes do ex-colega de Oasis, Liam escreveu:

Gostaria de pedir desculpas em nome da minha família pelos comentários do carinha lá sobre PCDs. Sinto muito, não somos todos cuzões.

Errou feio, Noel!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!