Um dos pilares do punk rock, o grupo americano Dead Kennedys anunciou uma reedição comemorativa de 40 anos de seu primeiro disco, o clássico Fresh Fruit for Rotting Vegetables. O álbum de 1980 conta com os sucessos “Holiday in Cambodia”, “Kill the Poor” e outras 12 faixas explosivas.

Para essa versão tão especial, a banda chamou convidados de peso para falarem sobre o disco e sua relevância nas últimas quatro décadas. Entre eles estão figuras como Dave Grohl, do Foo Fighters, Billie Joe Armstrong, do Green Day e David Ellefson, ex-baixista do Megadeth.

Em seu depoimento (via Consequence), Dave Grohl ressaltou a importância política e social do Dead Kennedys no início dos anos 80.

Eu fui ao show ‘Rock contra Reagan’ em Washington (em 1984). Os Dead Kennedys estavam tocando e eram uma das minhas bandas favoritas. Havia helicópteros da polícia por todo lugar e ônibus da tropa de choque da polícia. Como um garoto de 13 anos, isso foi como a minha própria pequena revolução.

Já Billie Joe disse que “sua educação foi punk rock”, e lembrou que os Dead Kennedys “atacavam a América, mas eram a América ao mesmo tempo”.

Reedição “não tentou modernizar” o som do Dead Kennedys

Além das entrevistas, a reedição de aniversário de Fresh Fruit for Rotting Vegetables terá versão em CD e vinil e fotos raras do arquivo da banda. O lançamento está previsto para 30 de setembro, e a pré-venda já está disponível neste link.

A remixagem foi feita pelo renomado engenheiro de rock Chris Lord-Alge, usando as fitas multipista originais. Há dois anos, o mesmo produtor já havia lançado uma nova versão da música “Chemical Warfare”. Lord-Alge explicou um pouco do trabalho em um comunicado:

Revisitar Fresh Fruit for Rotting Vegetables foi como ‘espiar’ dentro de uma banda que carregava tanta emoção na fitas de cada música. O estilo e a forma de tocar têm muita força e espírito. O grande desafio para mim foi manter o som fiel original, sem necessariamente modernizar, mas melhorando a separação e a clareza. É um capítulo importante na história dos Dead Kennedys.

Estamos ansiosos por aqui! Abaixo, você pode relembrar o clássico “Holiday in Cambodia”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!