Metallica aparece em Stranger Things
Foto de James Hetfield com o Metallica via Shutterstock

É muito provável que você tenha visto nas redes sociais nos últimos dias a reação que Stranger Things tem provocado nos fãs.

Junto com sua trama, a quarta temporada da aclamada série da Netflix foi responsável por reviver dois grandes clássicos da música dos Anos 80. Estamos falando de “Running Up That Hill”, de Kate Bush, e de “Master of Puppets”, do Metallica.

Com o lançamento da segunda parte da nova temporada na última sexta-feira (1), as lendas do Metal estão passando por uma fase semelhante à que Bush viveu depois que seu hit de 1985 ressurgiu por conta da série e alcançou o topo das paradas musicais.

Nos episódios mais recentes de Stranger Things, o personagem Eddie Munson (Joe Quinn) aparece tocando “Master of Puppets”, single de 1986 do Metallica, em um momento fundamental da trama. Isso fez com que muitos fãs da série fossem buscar a música original e, nesta terça-feira (5), ela conquistou o 17º lugar do Top 50 Mundial do Spotify.

Clássico do Metallica em Stranger Things

Para o alívio dos profissionais ligados à série, a equipe não enfrentou muitas dificuldades para conseguir a permissão para incluir o clássico da banda liderada por James Hetfield na trama.

Em entrevista à Variety (via Wikimetal), a supervisora de música de Stranger Things, Nora Felder, contou que a faixa do Metallica foi escolhida pelos produtores Matt e Ross Duffer já no processo de pré-produção da série e ninguém cogitou trocá-la por outra. Ela explicou:

Foi outro desses momentos de ‘tem que ser essa música’. Essa parte da história era pra ser crucial e uma cena de arrepiar os cabelos com o Eddie assumindo uma posição heroica para lutar a luta da vida dele. Acho que os irmãos Duffer sentiram que tocar ‘Master of Puppets’ durante essa cena estendida era a escolha óbvia. Nenhuma outra música foi discutida posteriormente, nós só fizemos isso logo de cara.

Com relação aos termos de direitos autorais, Nora revela que a equipe responsável pela série recebeu permissão direta dos integrantes do Metallica para o uso da música no episódio final da nova temporada:

Eu falei com o escritório do Metallica e expliquei a cena cuidadosamente, assim como a intenção por trás dela. Eu sabia que a liberação seria levada a sério porque usamos outra música deles (‘The Four Horsemen’) na segunda temporada e fiquei sabendo na época que eles eram fãs da série. ‘Master of Puppets’ é uma canção importante no catálogo deles e eu acho que é considerada uma das favoritas nos shows ao vivo.

Eu queria ser respeitosa e garantir que o Metallica entendesse todo o contexto em que a música estaria sendo usada, e também o quanto ela era integral para a cena e para esse novo personagem incrível, Eddie Munson, que ninguém tinha conhecido ainda.

Recentemente, Joe Quinn, que deu vida à Eddie Munson, revelou que sua cena com a música do Metallica foi seu momento favorito na série. Saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!