Metallica aparece em Stranger Things
Foto de James Hetfield com o Metallica via Shutterstock

Você já ouviu falar em gatekeeping? Se não, o que está acontecendo nos últimos dias com o Metallica é um exemplo bem interessante disso — ou ao menos de uma tentativa de fazê-lo.

O termo é usado para descrever o comportamento de alguns fãs de qualquer tipo de cultura que, ao perceber que aquilo do que gostam está se tornando muito popular, passam a tentar diminuir os fãs mais recentes e “fechar as portas” (daí a palavra, que se traduz literalmente para “proteção de portão”) para que eles sejam abraçados pelo restante da comunidade que gosta daquela banda, filme ou qualquer outra coisa.

Pois bem. Como você já deve ter visto, os últimos episódios da quarta temporada de Stranger Things foram lançados nessa última sexta-feira (1) e, por lá, o personagem Eddie Munson aparece em uma cena épica tocando “Master of Puppets”, clássico de 1986 da banda de James Hetfield e companhia.

Conhecida por ter diversos membros de sua comunidade que adoram fazer um gatekeeping, a cena Metal prontamente respondeu à viralização deste momento, que se tornou bastante querido pelos fãs da série, e passou a tentar agir como se estivessem fechando as portas para quem não sabe a discografia inteira dos californianos.

Em um Tweet, por exemplo, um usuário que parece se encaixar no grupo mais conservador diz, de forma irônica, que “agora a música vai ser tocada à exaustão e exaltada como uma obra prima (como nós já sabíamos)”. Todo mundo já sabia, cara!

Continua após a publicação

Fãs de Metallica preocupados com sucesso da banda por causa de Stranger Things

No fim das contas, como era esperado, toda essa história deu ruim pro lado dos metaleiros mais true, já que o Twitter — até mesmo os jovens que muitas vezes são considerados “alienados” por esse grupo social — resolveram deixar bem claro que o Metallica não é nenhum tipo de segredo guardado a sete chaves.

“Se você conhecia o Metallica antes de Stranger Things, [parabéns], o mesmo vale para todo o resto da população”, escreveu um usuário da plataforma. Outro ironizou, dizendo que os fãs do Metallica estão “dando piti porque o Stranger Things está fazendo [a banda] virar moda como se eles já não fossem uma das maiores bandas existentes”.

Ilustrando essa fala, a banda recentemente movimentou mais de 200 mil fãs durante sua passagem pelo Brasil, como a gente te contou por aqui. Você pode conferir as reações ao final da matéria.

https://twitter.com/eu_m_eduarda/status/1542871759149465600?s=21&t=AhP5hU5_-R-4U6BdjCBCIg

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!