Museu das Culturas Indígenas
Crédito: reprodução

Nesta quinta-feira (30), foi inaugurado em São Paulo o primeiro museu da cidade idealizado e gerido pelos povos originários.

Batizado como Museu das Culturas Indígenas, o espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Aliás, nas quintas-feiras, o horário se estende até 20h.

Com a missão de exaltar o protagonismo da população indígena, o público tem a oportunidade de mergulhar na memória dos povos originários, conhecendo suas lutas, arte, história e ancestralidade.

Os interessados em conhecer o Museu das Culturas Indígenas precisam reservar horário através deste link. O passeio dura, em média, uma hora e os ingressos são gratuitos durante todo o mês de Julho.

A partir de Agosto, será necessário pagar o valor de R$15 (inteira) ou R$7,50 (meia-entrada). No entanto, quem visitar o museu às quintas não pagará nada (indígenas também tem gratuidade).

Museu das Culturas Indígenas

A curadoria dos artistas e obras é assinada por Tamikuã Txihi, Denilson Baniwa e Sandra Benites. Nesta primeira etapa, estão em cartaz as mostras temporárias “Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar”, de Xadalu Tupã Jekupé, “Ygapó: Terra Firme”, de Denilson Baniwa, e a colativa “Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena”.

O Museu das Culturas Indígenas está localizado no Complexo Baby Barione, um prédio de sete andares com 1.400m² de área total que abriga centros de pesquisa, auditório, local para exposições de longa duração, setor administrativo e reserva técnica.

O local fica próximo da estação Barra Funda (do Metrô e da CPTM), além de funcionar ao lado do Parque da Água Branca.

LEIA TAMBÉM: Josh Kiszka, vocalista do Greta Van Fleet, pede desculpas por se apropriar de cultura indígena

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!