Geddy Lee (Rush) identifica sua mãe em foto do Holocausto graças a tecnologia de reconhecimento facial
Reprodução / Instagram

Recentemente, Geddy Lee, vocalista e baixista do Rush, conseguiu identificar sua mãe, Mary Weinrib, em uma foto do Holocausto.

O feito foi possível por conta de uma tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida por Daniel Patt, um engenheiro do Google que também é descendente de sobreviventes do regime nazista.

Patt criou uma tecnologia de Inteligência Artificial no projeto From Numbers to Names, que permite aos usuários fazer upload de fotos de seus familiares e combinar os rostos com milhares de fotos anônimas do Holocausto.

Geddy Lee reconhece a mãe em foto do Holocausto

Em entrevista ao The Times of Israel (via CoS), Daniel Patt explicou que começou o projeto depois de visitar o Museu POLIN da História dos Judeus Poloneses em Varsóvia, Polônia, em 2016. Ele disse:

Eu não conseguia afastar a sensação de que potencialmente passei por uma foto de um membro da família sem nem mesmo saber. Sou neto de sobreviventes do Holocausto, todos da Polônia.

A mãe de Geddy Lee, Mary Weinrib, que faleceu no ano passado aos 95 anos de idade, era polonesa e, durante o Holocausto, que deixou mais de 6 milhões de judeus mortos entre 1941 e 1945, passou um tempo aprisionada no campo de concentração de Auschwitz.

Pesquisadores do projeto From Numbers to Names usaram uma foto de Mary para identificá-la em uma imagem do campo. Isso fez com que Patt e seus companheiros entrassem em contato com Lee, fazendo com que ele descobrisse outros parentes nas fotos. Patt contou:

Entramos em contato com Geddy Lee, do Rush, com uma foto que pensávamos ser da mãe dele. Ele foi capaz de confirmar que esta era realmente uma foto dela no campo de Bergen-Belsen. Geddy foi então capaz de descobrir fotos de sua avó, tios, uma tia e outra pessoa de sua família navegando na coleção Yad Vashem de onde veio a foto inicial.

Geddy Lee e sua mãe participaram da série de Dave Grohl, From Cradle to Stage, que foi exibida no ano passado. Por lá, o músico falou sobre ser filho de sobreviventes do Holocausto; saiba mais aqui.

Pelo menos até o momento, a foto em questão com a família do baixista não foi disponibilizada para o público.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!