Francisco, el Hombre lança faixa inédita em nova coletânea de músicas em espanhol; ouça
Reprodução / Instagram

A banda Francisco, el Hombre sempre incluiu músicas em espanhol em seu repertório e isso não acontece somente pela origem mexicana dos irmãos Mateo e Sebastian Piracés-Ugarte, o Sebastianismos, que formaram o grupo em 2013.

Recentemente, Mateo falou em entrevista exclusiva ao TMDQA! que, no momento em que a banda percebeu “a carência que há de troca entre o Brasil e o resto da América Latina”, eles sentiram a necessidade de diminuir a distância entre os idiomas.

A partir disso, ao longo da carreira da Francisco o grupo intercalou em seus projetos faixas em português e em espanhol e, há pouco, decidiram lançar o álbum Grandes Éxitos en Español, uma coletânea de músicas em espanhol que marcaram a história do grupo. Sobre este intercâmbio entre países latino-americanos e o novo disco, Mateo destacou:

As primeiras canções da banda, antes mesmo de ser banda, já eram em espanhol. Isso porque eu e Sebastianismos somos mexicanos e estávamos sentindo a necessidade de cantar no nosso primeiro idioma. Porém essa mistura entre português e espanhol só passou a ser um pilar da banda a partir das turnês que fazíamos de carro, passando o chapéu de praça em praça entre Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

[…] Lançar o ‘Grandes Éxitos en Espanõl’ agora é um apanhado dessa estrada que trilhamos conectando com o público fora do Brasil assim como ensinando nosso público a assimilar o espanhol!

Para escolher a tracklist do álbum que conta com 14 faixas, Mateo contou que o grupo optou por passar “por quase todas as nossas fases, desde o primeiro EP até o nosso último disco, Casa Francisco“, que foi lançado em Outubro de 2021. Ele acrescentou:

Quando montamos a ordem não havíamos percebido que era possível criar uma narrativa sonora entre elas. Para a banda, é difícil se ouvir em casa, acho que isso é normal para tode artiste e suas próprias canções. Mas dessa maneira deu para ouvir mais que as músicas, deu pra ouvir a nossa história sendo construída.

O público vai encontrar singles como “Baile Sudaca”, que conta com a participação dos chilenos da Moral Distraida e também músicas como “Batida Do Amor”, em parceria com o BRAZA, e “Dilatada”, com a banda chilena Juanafé.

Nova coletânea e shows da Francisco, el Hombre

Para a felicidade dos fãs, a Francisco, el Hombre incluiu no disco a música inédita “Hoy Muero Feliz”, que ganhou um arranjo gravado no México e outro no Brasil e é responsável por abrir e encerrar a coletânea.

Ao TMDQA!, Mateo revelou que, no processo de mixagem da versão mexicana, a banda parou de se identificar com a canção e por isso decidiu regravá-la no Brasil, tomando as rédeas da produção.

Sobre incluir as duas gravações da música que celebra as relações e a necessidade de demonstrar o amor no disco, o músico apontou:

Após um bom tempo tendo gravado ambas, posso dizer que ambas nos representam. Quisemos botar ambas no disco porque a coletânea é justamente sobre o olhar das diferentes fases da banda e, como em cada fase, por mais diferente que estejamos, não deixamos de ser Francisco, el Hombre. Tem uma sonoridade inerente a todas as canções que é a nossa marca registrada.

O grupo formado também por LAZÚLI, Andrei Kozyreff e Helena Papini tem realizado uma série de shows após a reabertura das casas de shows depois do início da pandemia.

No último mês, a FeH concluiu uma parte de sua turnê internacional, que contou com apresentações em cidades europeias como Madrid, Barcelona, Berlim, Londres. Sobre a experiência fora do Brasil e o repertório da turnê, Mateo explicou:

Fazer turnê fora de casa é muito bom, porque não podemos contar somente com nosso público para fazer o show ser agitado. Temos que nos esforçar, sair do comodismo e procurar novas formas de conectar com a audiência.

Isso [o repertório] varia a cada show, mas varia ainda mais a cada país que tocamos. Na Espanha, trouxemos muito mais canções em espanhol, na Alemanha e Inglaterra trouxemos muito mais canções com mensagens e refrães diretos, além de novos mecanismos de improvisação no palco junto ao público.

Isso tudo é muito bom porque nos deixa melhores no palco, depois dessa experiência toda podem ter certeza que vamos estar mais afiades do que nunca.

Nesses últimos dias, aliás, a banda fez a sua estreia no Rock in Rio Lisboa, tocando no dia 25 de Junho. Mesmo antes da performance, Mateo prometeu que a banda, conhecida por abordar em suas letras questões políticas e sociais, deixaria sua marca no evento. Ele declarou:

A gente está se tremendo de vontade de subir nesse palco logo e dizer o que temos a dizer. Vai ser a primeira vez que vamos viver um festival desse porte na Europa e sabemos que é uma grande responsabilidade estar lá, especialmente no Brasil de 2022, ano eleitoral. Vamos aproveitar cada minuto para deixar nossa marca.

Além da edição portuguesa, a Francisco, el Hombre foi convidada pela segunda vez para tocar no Rock in Rio do Rio de Janeiro, no dia 8 de Setembro. O grupo realizou uma performance marcante em 2019, com diversão manifestações, e o músico revelou que neste ano não será diferente:

Vocês vão ver uma Francisco, el Hombre chegando com uma voadora de dois pés no peito, levantando todo mundo para dançar e falando aquilo que acreditamos. Fazemos isso em qualquer show, seja para 100 pessoas, seja para 10, seja num Rock in Rio. Isso não vai mudar nunca.

Você também ficou ansioso por essa apresentação? Até lá, você pode conferir todas as próximas datas dos shows da talentosa e enérgica banda através deste link.

Ouça no player abaixo a coletânea Grandes Éxitos en Español.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!