Eddie Vedder, do Pearl Jam
Captura de tela / Twitter

O assunto nos Estados Unidos hoje é um só. Após o movimento da Suprema Corte americana de derrubar a “Roe contra Wade”, decisão de 1973, que permitia em território nacional o direito ao aborto, artistas de todo o país se pronunciaram em revolta. Entre eles, está o Pearl Jam.

Nas redes sociais, a banda liderada por Eddie Vedder publicou uma pequena thread comentando a decisão do tribunal, que está em desacordo com a maioria da opinião popular norte-americana. Usando-se de um discurso de Vedder em vídeo, o post diz:

Ninguém, nem o governo, nem políticos, nem a Suprema Corte deve impedir o acesso ao aborto, controle de natalidade e contraceptivos. As pessoas devem ter a LIBERDADE de escolha.

A decisão de hoje afeta a todos e afetará particularmente as mulheres pobres que não podem viajar para ter acesso aos cuidados de saúde.

Vamos permanecer ativos, não vamos recuar e nunca vamos desistir. As eleições têm consequências, junte-se a nós.

No post original, a banda ainda incluiu um número que pode ser contactado a partir dos EUA para ajudar na causa. Você confere no fim da matéria.

Decisão foi motivo de revolta popular

Não foi somente o Pearl Jam que se pronunciou publicamente; famosos como Taylor SwiftHalsey e outros artistas também falaram sobre o tema. Swift, por exemplo, usou suas redes para mencionar o depoimento de Michelle Obama sobre o ocorrido e comentar:

Estou absolutamente apavorada que seja essa a nossa realidade – que depois de tantas décadas de pessoas lutando pelos direitos das mulheres a seus próprios corpos, a decisão de hoje nos tirou isso.

Já Halsey escreveu dois tweets sobre o tema, deixando bem claro seu posicionamento:

Tenho defendido o aborto, os direitos reprodutivos e a integridade corporal desde que tenho uma plataforma e estou ficando sem meios de expressar e enquadrar a gravidade do impacto que o fundamentalismo tem em nosso país.

Eu sei que alguns de vocês procuram minha página para obter informações ou orientação, mas preciso de um pouco de tempo para falar com algumas pessoas com mais autoridade e experiência do que eu e reunir meus pensamentos. Não quero apenas contribuir para o ruído antagônico. Estou apenas derrotada no momento.

Você pode ver várias dessas reações por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!