Hayley Williams, vocalista do Paramore
Foto de Hayley Williams via Shutterstock

Hayley Williams foi uma das artistas que se manifestou mais duramente a respeito da decisão da Suprema Corte dos EUA sobre o aborto ontem (24).

Como a gente falou por aqui, um julgamento histórico dos Anos 70, no caso Roe v. Wade, garantiu direitos constitucionais e federais para que todas as cidadãs dos Estados Unidos pudessem realizar o procedimento.

Agora, após uma votação de 6×3 em uma Suprema Corte de maioria conservadora, essa decisão foi revisada e o país não permite mais o aborto legal, deixando a responsabilidade da decisão para cada um dos 50 estados norte-americanos.

Opinião de Hayley Williams sobre Aborto

Na prática, pelo menos metade dos estados tornarão o aborto ilegal, já que há projetos de lei nesse sentido e agora, sem a anuência federal, eles podem decidir como quiserem.

Ao falar sobre isso, a vocalista do Paramore fez um raro post nas redes sociais onde colocou não apenas sua opinião, mas também sua alma em texto, como você pode ver logo abaixo:

Ainda parece impossível entender que vivemos em um país tão dividido em questões básicas de direitos humanos, principalmente cuidado com a saúde e os direitos reprodutivos das mulheres.

Se a história recente mostra um padrão – e ela mostra – você teria que imaginar que quando essas crianças forem trazidas à força nesse mundo, esse país não irá cuidar delas mas sim irá ensiná-las a correr para se proteger. Que porra estamos fazendo?

Estou com raiva e cansada. Não sou a única.

Não posto mais coisas no Instagram mas o baixei para dizer algo porque seria estranho fazer minha equipe postar a minha raiva por mim.

Sei que há líderes de organizações, ativistas e cidadãos desse país fazendo trabalhos incríveis para trazer qualquer traço de progresso.

Mantendo a esperança viva.

Obrigado a todos que estão lutando pelos direitos das mulheres diariamente e de formas que eu nunca nem irei saber.

Hoje NÃO é o fim.

Pearl Jam critica decisão da Corte dos EUA

Quem também se manifestou a respeito foi a banda Pearl Jam.

Em suas redes sociais, o grupo de Seattle compartilhou um vídeo do vocalista Eddie Vedder falando sobre direitos reprodutivos e aborto em um show, além de ter complementado a postagem com uma declaração sobre “nunca desistir”.

Você pode ver tudo isso clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: artistas se manifestam sobre a decisão dos EUA que invalida abortos legais no país

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!