Mr. Bean - Rowan Atkinson

O ator Rowan Atkinson, que interpretou o conhecido personagem da TV e dos cinemas Mr. Bean, condenou a cultura do cancelamento que se instalou na sociedade nos últimos anos.

Em entrevista para o The Irish Times, o britânico disse que o “trabalho da comédia é ofender”. Segundo Rowan — que está na nova série da Netflix Man vs. Bee — toda piada tem uma vítima (via Consequence):

Me parece que o trabalho da comédia é ofender, ou ter o potencial para ofender, e isso não pode ser anulado. Toda piada tem uma vítima. Essa é a definição de piada. Alguém ou algo ou uma ideia é criada para parecer ridícula.

Não está claro se a declaração do comediante tem alguma relação com o conteúdo de Man vs. Bee. No trailer da produção — que estreia na plataforma de streaming em 24 de Junho — o protagonista aparece tentando remover um inseto maligno de dentro de casa em meio a muitas trapalhadas.

Assista ao trailer de Man vs. Bee ao final da matéria!

Rowan Atkinson e a liberdade da piada

Ao longo da carreira, Atkinson interpretou personagens que fogem do padrão e que arrancam gargalhadas do público tirando proveito de sua esquisitice, como o próprio Mr. Bean. Segundo ele, uma sociedade livre não pode impor um limite à comédia:

Eu acho que você precisa ser muito, muito cuidadoso quando tenta determinar as piadas que são permitidas. Você sempre tem que chutar pra cima? Sério? E se existe alguém extremamente presunçoso, arrogante, agressivo, autosuficiente, que por acaso está por baixo na sociedade? Nem todos eles estão em casas do parlamento ou nas monarquias. Existem muitas pessoas presunçosas e autossuficientes que estão em níveis mais baixos da sociedade, que também precisam ser puxadas para cima. Em uma sociedade livre adequada, você deve ter permissão para fazer piadas sobre absolutamente tudo. Nem todas as piadas são para todos.

E aí, concorda?

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que mais da metade dos fãs de música querem fim da “cultura do cancelamento”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!