Dua Lipa na live Studio 2054
Reprodução/Twitter

Em menos de um ano, Dua Lipa está sendo novamente processada por publicar em sua conta do Instagram fotos de si mesma que foram tiradas por um paparazzi.

Segundo a Billboard, documentos judiciais arquivados no Tribunal Distrital dos EUA na Califórnia apontam que um fotógrafo de Nova York chamado Robert Barbera alegou que a cantora cometeu violação de direitos autorais depois de postar fotos em seu Instagram que foram tiradas por ele em Julho de 2018.

A queixa, escrita pelo advogado Craig Sander, mesmo profissional responsável pelo documento apresentado no processo do ano passado, diz:

Sem permissão ou autorização do Autor, a Ré selecionou, copiou, armazenou e exibiu voluntariamente cada uma das Fotografias do Autor protegidas por direitos autorais.

O site descreve que a foto em questão mostra Dua Lipa vestindo um suéter preto com a palavra “heroes” em letras maiúsculas.

Dua Lipa é acusada de violação de direitos autorais

Assim como na ação movida no ano passado pela empresa Integral Images, Barbera aponta que a artista estaria se beneficiando financeiramente ao postar sua foto, já que usa sua conta do Instagram para anunciar sua música e marca e para promover seus interesses comerciais.

O fotógrafo ainda diz que a publicação de Dua prejudicou o “potencial de mercado” para os paparazzis. A denúncia diz:

As Infrações aumentaram o tráfego para a Conta e, por sua vez, fizeram com que a Ré percebesse um aumento nas receitas geradas por meio de eventos promocionais da Ré e da venda de obras musicais da Ré.

Robert Barbera também alega que, depois de descobrir em Junho de 2019 que as fotos foram publicadas, ele tentou resolver o assunto fora dos tribunais mas aponta que “a comunicação diminuiu e acabou parando” depois que ela recebeu uma cópia da denúncia. As imagens foram posteriormente removidas de sua conta.

O paparazzi está pedindo reparação de danos e a devolução total dos lucros atribuíveis à atividade infratora; além disso, está pleiteando uma ordem que proíbe Dua Lipa de infringir qualquer uma de suas outras obras, além de pedir que ela arque com os custos do processo e juros pré-julgamento.

Robert Barbera

Barbera já é conhecido por processar celebridades que postam suas fotos nas redes sociais. Em Maio de 2019, ele entrou com uma ação contra Ariana Grande pelo mesmo motivo que acusa Dua Lipa e fez outra acusação semelhante contra Ariana em Janeiro de 2020.

Já em Outubro de 2019, o paparazzi processou Justin Bieber também por publicar uma foto sua no Instagram, mas o caso foi rapidamente resolvido fora do tribunal.

A Billboard aponta que a ação da Integral Images contra Dua Lipa foi julgada como improcedente em Outubro, ou seja, ela não pode ser reapresentada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!