BTS em

Quando o BTS anunciou seu hiato, o motivo principal foi dado como o foco na carreira solo de cada um dos integrantes. No entanto, não é de hoje que os fãs sabem o quanto o alistamento militar na Coreia do Sul é uma preocupação (válida) entre os grupos de K-Pop.

Em 2020, o governo sul-coreano revisou a lei que exige dois anos de serviços dos homens no serviço militar. A mudança permite que as principais estrelas do mundo do K-Pop (até mesmo Jin, o mais velho do BTS) adiem seu serviço militar até completarem 30 anos se tiverem recebido medalhas do governo por aumentar a reputação cultural do país e solicitarem o adiamento. De acordo com a TIME, todos os membros do grupo atendem aos critérios desde 2018, mas o tempo está chegando ao fim.

Até mesmo o ex-ministro da Cultura da Coreia do Sul chegou a pedir uma isenção para o BTS justamente por conta da contribuição da banda para a cultura (e a reputação) da Coreia do Sul globalmente. Jin, que está com 29 anos, deve se alistar esse ano, a não ser que receba uma isenção para tal.

Por conta disso, há várias especulações de que os membros veem esse período como a última oportunidade para investir em projetos solo antes do alistamento. Será?

Você pode ouvir uma discussão que tivemos no Podcast TMDQA! sobre esse tema clicando aqui e assinando o pacote que libera a audição do Resumo da Semana Extra, onde o assunto foi debatido.

Queda das ações da gravadora

De acordo com um relatório da eBest Investment & Securities, inclusive, o BTS atualmente representa de 50 a 60% do lucro da sua gravadora, a HYBE.

O mesmo levantamento observou que a rápida queda das ações do selo, que se deu após o anúncio do hiato (eventualmente corrigido para ser chamado de “período de foco nas carreiras solo”), pode ter resultado de uma “antecipação de que as atividades [do] grupo podem ser incertas após serem dispensadas das forças armadas”.

Hiato do BTS

O BTS anunciou sua pausa na última terça-feira (14) durante o jantar que celebra os 9 anos de atividade do grupo de K-Pop. A notícia, bem como a comemoração, foi transmitida pelo YouTube.

Um dos primeiros trabalhos solo dos integrantes já está em andamento, inclusive. Atualmente, o membro Jeon Jung-kook prepara-se para lançar a colaboração “Left and Right” com o cantor Charlie Puth. A canção será lançada no dia 24 de junho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!