Paul McCartney
Foto via Wikimedia Commons

Há 80 anos, nascia James Paul McCartney, cujo nome artístico marcaria a história da música para sempre a partir dos anos 1950. Seja em carreira solo ou com os Beatles, o cantor e compositor deixou seu registro na vida de milhares de gerações e continua deixando até os dias atuais.

Pensando nisso, para celebrar os 80 anos de McCartney, a Stereogum convidou 80 artistas (isso mesmo, 80) para falar um pouco sobre suas faixas favoritas do cantor, seja em conjunto com sua ex-banda quanto com sua carreira solo, em atividade até hoje.

Confira alguns destaques abaixo e não deixe de acessar a matéria completa, em inglês, clicando neste link!

Dan Auerbach (The Black Keys): “Eleanor Rigby”

O guitarrista dos Black Keys foi praticamente criado pelos Beatles e pelos Rolling Stones, como declarou ao portal. “Eu era totalmente viciado em ‘Eleanor Rigby’ quando era criança. Tem aquela qualidade mágica. Você não precisa ser um músico para se conectar com ela”, revelou.

Mac DeMarco: “The Back Seat of My Car”

“Eu tinha 14 ou 13 [anos] talvez. Minha irmã me arranjou um emprego – eu era uma espécie de zelador de uma clínica veterinária na zona oeste de Edmonton, onde cresci. Ela me deu uma compilação de Paul McCartney”, revelou o cantor e compositor. Referindo-se a “The Back Seat Of My Car”, presente nesse CD, ele contou: “há algo sobre isso, algo sobre o arranjo, algo sobre a forma como o tom muda. Antes de chegar lá, é muito flutuante. Eu sinto que muitas coisas de Paul são muito divertidas, caprichosas, quem sabe sobre o que essas letras são. Mas é menos sobre o significado para mim do que a melodia e a harmonia. Está sempre preso a mim.”

Billy Joel: “Yesterday”

Para Billy Joel, sua música favorita de Paul McCartney é “Yesterday”. “Essa era mais uma música de adulto. Muitas pessoas na minha faixa etária se relacionaram com essa música da mesma maneira. Foi uma espécie de rito de passagem. A vida não vai ser só rosas. Vai escurecer, e às vezes você vai ficar triste e vai ter que lidar com sentimentos adultos”, comentou o cantor e compositor à revista.

Nancy Wilson (Heart): “Tug of War”

A guitarrista do Heart tem como música favorita o sucesso “Tug of War”, do álbum homônimo de McCartney. “Foi a música principal de Paul no lançamento de Tug of War depois que seu amado John [Lennon] foi assassinado”, relembra ela. “Foi como um profundo suspiro emocional global ouvir Paul retornar ferido, mas vitorioso com este belo álbum e faixa-título. Você realmente sentia sua dor e podia ouvi-lo lutando para voltar a si mesmo em um admirável capítulo novo de sua vida. Era tão maravilhoso que ele tivesse Linda lá para ajudá-lo a superar possivelmente a maior perda de sua vida muito antes de perdê-la também.”

Diane Warren: “She’s Leaving Home”

A cantora e compositora tem como faixa favorita a canção “She’s Leaving Home”, dos Beatles. “Lembro-me de fugir de casa e escrever as letras. Era uma foto, aquela música. Você podia ver essa garota infeliz fugindo de casa. Era quase como assistir a um filme, do jeito que foi escrito”, declara ela. “Eu fugi de casa algumas vezes. Eu provavelmente tinha 13 anos ou algo assim. Eu queria quase literalmente viver o que aquela música estava dizendo – deixando um bilhete no topo das escadas, mesmo que não tivéssemos escadas. Eu a escuto novamente, e a arte dessa música é fenomenal. A maneira como ele usava as palavras, além da melodia ser genial. A aliteração.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!