Mario Frias com Urandir, criador das teorias de Ratanabá e ET Bilu
Reprodução / Twitter

A descoberta de uma suposta “cidade perdida” na Amazônia chamada Ratanabá movimentou a internet nos últimos dias e o candidato a deputado federal Mario Frias resolveu dar atenção à teoria.

Na última terça-feira (14), o ator revelou em sua conta do Twitter que em 2020, enquanto ainda era secretário especial da Cultura, recebeu em seu gabinete Urandir Fernandes de Oliveira, presidente da Associação Dakila Pesquisas.

Segundo Mario, durante o encontro o empresário apresentou “um documento que resume os estudos iniciados pela associação desde 1992, ano em que Ratanabá teria sido descoberta”.

Além disso, Frias reforça que as pesquisas realizadas apontam que “Ratanabá teria sido a capital do mundo há 450 milhões de anos”.

Mario Frias e a falsa “cidade perdida” Ratanabá

A Folha de S. Paulo descreve que especialistas já apontaram que a teoria que viralizou nas redes sociais é falsa.

O portal ainda citou um estudo que foi considerado o mais completo sobre o cérebro dos ancestrais do ser humano, o qual identificou “o período no qual a estrutura do órgão deixou de seguir o padrão ainda presente nos grandes símios, como chimpanzés e gorilas, e adotou uma organização similar à existente nas pessoas de hoje”. Segundo a pesquisa, o processo teria se consolidado há cerca de 1,5 milhão de anos.

Em suas mensagens compartilhadas no Twitter, Mario Frias afirmou que pretendia visitar pessoalmente os locais em que a empresa teria supostamente encontrado evidências da tal cidade quando ainda estava no cargo público, mas foi impedido de ir depois de sofrer um princípio de infarto.

Urandir Fernandes de Oliveira

Em tempo, é possível que você não tenha achado estranho o nome Urandir Fernandes de Oliveira. Isso porque o empresário ficou conhecido no Brasil após se declarar como o principal interlocutor do ET Bilu, suposto alienígena que teria aparecido em um terreno em disputa judicial em 2010.

Urandir afirmou na época que conversava com Bilu desde os 13 anos de idade, mas só revelou a existência do ET em 2009, mesmo ano em que parte de sua fazenda foi desapropriada por decreto presidencial para se tornar uma área quilombola.

A Folha de S.Paulo também aponta que a empresa de Oliveira publicou documentos falando sobre teorias da Terra Plana e discursos contra a vacina.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!