James Hetfield, do Metallica, em 2019
Foto de James Hetfield via Shutterstock

James Hetfield, icônico frontman do Metallica, é referência quando o assunto envolve guitarristas de Rock. Recentemente, no entanto, o músico surpreendeu seu fãs ao revelar a influência de uma lenda — talvez muito subestimada — do Punk no seu estilo de tocar.

Em um novo vídeo de divulgação das cordas Hardwired Master Core, lançadas por ele em parceria com a Ernie Ball, Hetfield refletiu sobre sua formação musical e destacou guitarristas, incluindo Johnny Ramone, do Ramones, que foram fundamentais enquanto ele aprendia a tocar o instrumento:

Sou meio bárbaro quando toco. [Estou] sempre interessado no riff, a base da música. E Tony Iommi [Black Sabbath] é um mestre nisso, ele toca e todos os demais vão atrás dele. E havia Johnny Ramone com sua palhetada pra baixo intensa e rápida. Isso ajudou a desenvolver meu estilo, uma espécie de combinação de Punk Rock e Heavy Rock ao mesmo tempo, algo tipo juntar a palhetada pra baixo com melodias.

De fato, a palhetada pra baixo de James — ou downpicking, como é conhecida a técnica internacionalmente — se tornou uma de suas marcas registradas, uma vez que o constante movimento descendente cria um som mais pesado, fazendo com que canções como “Master of Puppets” soem totalmente diferentes em relação ao jeito “normal” de tocar.

Como citado acima, Johnny Ramone é um dos artistas que se destacou pelo uso dessa técnica. Faz todo sentido que seja daí que veio a inspiração para Hetfield, né?

Influências de James Hetfield

No mesmo vídeo, o líder do Metallica também relembra das primeiras bandas que chamaram sua atenção:

Descobrindo bandas como AC/DC, depois Judas Priest e toda a nova onda do heavy metal britânico. Iron Maiden, depois Motörhead e Black Sabbath, eles definitivamente foram uma influência número um para mim; quando vi a capa do primeiro álbum deles e a capa do primeiro álbum do Iron Maiden, me atraiu diretamente. Fiquei cada vez mais [ligado à música] pesada à medida que descobri a música.

Confira no vídeo abaixo o depoimento completo de James Hetfield sobre o início de sua relação com a música.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!