Big Thief
Foto: Josh Goleman / Divulgação

O Big Thief anunciou nesta quinta-feira (9) o cancelamento das duas apresentações que faria na cidade de Tel Aviv, em Israel, nos dias 6 e 7 de Julho.

O motivo da desistência da banda liderada por Adrienne Lenker está relacionado ao conflito armado que acontece entre israelenses e palestinos e à onda de tensão que continua forte por lá, o que gerou críticas após o anúncio das performances.

Até a última semana, os shows — inicialmente marcados para 2020 mas reagendados por conta da pandemia — estavam confirmados e o grupo enfrentava resistência para manter as datas.

No entanto, conforme Adrienne apontou no comunicado divulgado nas redes sociais do grupo, após muito diálogo e ponderação, houve o consenso de que seria mais seguro cancelar as apresentações:

Nossa intenção em manter os shows em Tel Aviv, onde Max [Oleartchik, baixista] nasceu, foi criado e mora, vem da simples crença de que a música pode curar. Nós reconhecemos agora que as apresentações que agendamos não confirmam esse pensamento. Nós pedimos desculpas para quem foi machucado pela imprudência e ingenuidade do nosso posicionamento anterior confirmando os shows em Israel e nós esperamos que aqueles que nos veriam entendam nossa escolha por cancelá-los.

Confira a postagem do Big Thief ao final da matéria.

Casa de shows reage negativamente à decisão do Big Thief

Segundo o StereoGum, a casa de espetáculos onde as apresentações aconteceriam, chamada Barby, fez uma publicação furiosa em hebraico como reposta ao cancelamento do Big Thief. Um trecho da postagem — que pode ser conferida aqui — diz:

Preste atenção! O Big Thief cancelou o show deles em Israel!!! Nós não ligamos, não pedimos, não houve um produtor que entrou em contato e comprou o show. Isso veio deles, um pedido para tocar em Israel, e isso depois de ser cancelado por causa do coronavírus. […] Aparentemente, você não entrará nas páginas da história como artistas influenciadores com agendas como artistas do passado foram. Seja mais uma banda que vem e passa do mundo como toda a gente. Desejo todo o mal do mundo tal assim como fez aos teus fãs em Israel.

Pesado, hein?!

LEIA TAMBÉM: Certíssima: Big Thief pede que fãs prestem atenção nas bandas de abertura

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!