Bandeira de Aço, de Papete

Por Gustavo Sampaio

Lançado em 1978 pela Discos Marcus Pereira, o disco Bandeira de Aço, de Papete, é, sem dúvidas, um marco da música maranhense. Para diversos críticos, inclusive, é um dos melhores álbuns musicais já produzidos no país.

Perto de completar 45 anos de seu lançamento, o clássico receberá uma homenagem para lá de especial, com direito à realização de um espetáculo musical que promete ficar para a história.

A primeira temporada de “Bandeira de Aço – O Musical” será lançada no segundo semestre deste ano. Criado pelo músico e administrador Guilherme Júnior, o espetáculo terá direção de Nicolle Machado, autora da peça “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”.

“Bandeira de Aço – O Musical” vai navegar pelo universo das composições das 9 faixas do disco, apresentando, também, os bastidores do álbum, o ponto de vista – e as questões – entre o intérprete (Papete) e os compositores (César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe).

O espetáculo vai, ainda, narrar ao público momentos curiosos, como o atraso de 10 anos do lançamento do disco no Maranhão – uma década após ser lançado nacionalmente.

Bandeira de Aço

Papete - Bandeira de Aço

Bandeira de Aço é o segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, lançado pelo selo Discos Marcus Pereira em 1978.

Com 9 músicas, o disco conta com faixas que ganharam popularidade no Maranhão, como “Boi da Lua”, “Engenho de Flores” e mais.

Artistas como Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e Sérgio Habibe assinam as composições do álbum, que tinha Papete como intérprete oficial.

Lançado durante o período da ditadura militar no Brasil, Bandeira de Aço é reverenciado como uma produção que representava o povo brasileiro e o contexto social e histórico em que foi lançado.

Ouça Logo Abaixo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!