MTV 40 anos

A gente adora falar sobre os “tempos de ouro” da MTV, e muita gente — inclusive este que escreve, claro! — tem uma enorme saudade de ligar a televisão e ver horas e horas de clipes sendo exibidos, além de programas icônicos que hoje estão extintos.

Infelizmente, a programação da emissora no Brasil ainda segue difícil de ser encontrada na internet, por mais que alguns canais no YouTube façam um ótimo trabalho de preservação. A boa notícia é que, pelo menos no que diz respeito à versão gringa, a coisa está mais organizada e pode até acabar servindo de exemplo para quem tiver as gravações nacionais.

Como conta o Brooklyn Vegan, um usuário tem utilizado o Internet Archive, site que, como o nome diz, tem como propósito servir como um arquivo da internet, para disponibilizar diversas gravações da programação da MTV norte-americana nos anos 80 e 90.

Naturalmente, as gravações parecem ter vindo de fitas VHS e apresentam horas e horas de programas sem cortes (ou seja, incluindo os comerciais da época!), indo desde as primeiras horas de exibição do canal (que a gente detalhou neste especial por aqui) até quadros icônicos como o Headbanger’s Ball, o Top 100 Videos de vários anos e participações especiais de nomes como Eddie Murphy, Phil Collins, Billy Idol e muito mais como VJs.

A coleção é bem impressionante e você pode assistir direto pelo computador ou celular, sendo possível também espelhar para a televisão caso você tenha os aparelhos necessários para isso, como um iPhone e uma Apple TV ou Chromecast.

Você pode acessar o arquivo neste link e se divertir! Basta clicar em cada um dos vídeos do catálogo para assisti-lo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!